O Capitão «Busquets» que está no Benfica desde os cinco anos - TVI

O Capitão «Busquets» que está no Benfica desde os cinco anos

Sub-19 (Créditos: FPF)

Diogo Capitão, um dos eleitos de Filipe Ramos para o Europeu de Sub-19

Portugal dá o pontapé de saída no Europeu de Sub-19 no próximo dia 14. Na Arménia, a seleção nacional tem o objetivo de revalidar o título, mas o grupo A não se adivinha fácil frente à seleção anfitriã, Espanha e Itália.

Diogo Capitão, médio-centro do Benfica, sabe disso, mas prefere enaltecer o valor da seleção nacional: «É um grupo complicado com equipas boas, nomeadamente a Espanha e a Itália, mas eles também sabem que somos uma boa equipa.»

À conversa com o Maisfutebol, o jovem jogador de 19 anos manifestou-se, acima de tudo, confiante na campanha que Portugal poderá fazer. «Vamos dar o máximo em todos os jogos e entrar jogo a jogo para ganhar», garantiu.

«O primeiro objetivo é passar a fase de grupos e depois ganhar o Europeu», revelou, apontando também ao favoritismo, mas partilhado: «Nós temos a responsabilidade de ganhar, tal como a Itália e a Espanha, que já ganharam vários europeus, e ainda a França.»

«Quero impor-me na equipa B do Benfica e depois chegar à A»

Com 18 internacionalizações - 12 neste escalão e seis nos sub-18 -, Diogo Capitão é um dos seis nomes Made in Seixal que fazem parte das opções de Filipe Ramos. E podiam ser mais, mas Tiago Dantas, Pedro Álvaro e Nuno Tavares ficaram em «casa» a fazer a pré-época às ordens de Bruno Lage.

Diogo Capitão gostava de os ter no grupo, ainda que saiba que «quem está vai dar tudo», mas mostrou-se feliz pelos companheiros da formação encarnada.

«É uma grande oportunidade e um grande palco para eles. Espero que deem tudo e que aproveitem», disse, apontando também ele à equipa principal do Benfica, mas «com calma». Tudo com calma.

«Agora quero impor-me na equipa B. Vou trabalhar para que isso aconteça e, depois, quem sabe, talvez consiga chegar à equipa A», afirmou, não se iludindo com aquilo que nos últimos meses aconteceu, por exemplo, a João Félix.

«Queremos é jogar e divertir-nos, mas claro que o principal objetivo de todos os jogadores da formação é chegar à equipa principal. O João Félix conseguiu fazê-lo, e agora saiu, e estamos todos felizes por ele», disse.

No Benfica desde os cinco anos com Busquets como referência

Diogo Capitão deu os primeiros toques na bola no Vilafranquense e dali seguiu rumo ao Benfica. Chegou ao emblema da Luz aos cinco anos e é com a camisola do Benfica que tem crescido, tendo passado por todos os escalões de formação.

Na última época representou os juniores e os sub-23, tendo feito 17 jogos no escalão a que pertence (com a Youth League incluída) e 14 na Liga Revelação. Em 2019/2020, surge um novo desafio: a equipa B, tal como o próprio referiu.

Oportunidade para se mostrar ainda mais, mas para quem não o conhece Diogo Capitão apresenta-se. «Sou um jogador inteligente dentro de campo, que lê bem o jogo e que tem qualidade de passe, mas tenho de melhorar na agressividade», disse, revelando o jogador com quem mais se identifica: «Busquets do Barcelona.»

Continue a ler esta notícia