O Fábio que não está no Olival mas aponta à equipa principal - TVI

O Fábio que não está no Olival mas aponta à equipa principal

Sub-19 (créditos: FPF)

Fábio Vieira, um dos eleitos de Filipe Ramos para o Europeu de Sub-19

Fábio Vieira esteve perto de fazer a pré-época com o FC Porto, mas neste momento está ao serviço da seleção nacional para no dia 14 dar o pontapé de saída no Europeu de Sub-19.

O jovem jogador foi confirmado por Sérgio Conceição, mas faz parte das opções de Filipe Ramos ao contrário de Tomás Esteves, Romário Baró e Fábio Silva que ficaram no Olival. Ainda assim, Fábio Vieira (19 anos) não sente que tenha perdido o «comboio».

«Não, a seleção nacional também serve para crescer. Na pré-época do FC Porto ou no Europeu, o importante é jogar», começou por dizer ao Maisfutebol, sublinhando: «Estou na seleção, estou a dar o meu melhor e espero fazer um grande Europeu.»

Depois do Campeonato da Europa, aí sim, apontará à equipa principal do FC Porto: «É para isso que tenho andado a trabalhar. A oportunidade foi adiada, mas espero tê-la de novo para conseguir assentar na equipa.»

Para já, a cabeça e o corpo do médio-ofensivo do FC Porto estão no Europeu, uma prova que não se adivinha fácil para Portugal.

«Vai ser um Europeu bastante complicado. Temos um grupo com equipas muito fortes, mas temos de nos preparar para darmos o máximo e conseguirmos o nosso primeiro objetivo, que é passar a fase de grupos», começou por dizer.

«A Itália tem uma formação muito competitiva, tem bons jogadores; a Espanha também apresenta sempre equipas muito fortes; e a Arménia pode utilizar o fator casa como uma mais-valia», justificou, admitindo: «Teremos de saber lidar com tudo isso. Queremos muito ganhar o título, é algo com que sonhamos há muito tempo.»

«Vamos fazer tudo para que vire para o nosso lado», sublinhou Fábio Vieira que chega ao Campeonato da Europa com seis internacionalizações, quatro nos sub-19 e duas nos sub-18, e à procura do terceiro título da época depois da conquista da Youth League e do Campeonato Nacional de Juniores.

«Dois títulos bastante importantes e um deles que ainda ninguém em Portugal tinha conseguido ganhar e que penso que deu uma projeção maior à formação do FC Porto, que não estava a ser tão valorizada», comentou.

Fã de Messi, que espera «um dia chegar ao nível dele»

A viver a melhor época da carreira, Fábio Vieira tem uma década de FC Porto. Chegou em 2008/2009, depois de ter dado os primeiros passos no Argoncilhe e a seguir no Feirense.

«Comecei no futebol com cinco anos, foi um processo natural. Sempre quis ser jogador e é para isso que vou continuar a trabalhar», referiu, apresentando-se: «Sou bastante inteligente tanto a nível de passe curto como longo, sou forte no remate e na finalização e a isolar os jogadores para a baliza.»

«Tenho é de melhorar a nível defensivo, sei que posso ser mais agressivo e mais consistente», acrescentou o fã de Lionel Messi: «Gosto bastante dele, é o meu ídolo. Foco-me bastante naquilo que ele faz e espero um dia chegar ao nível dele.»

Continue a ler esta notícia