O «Matic de Alcochete» que sonha com a chamada de Keizer - TVI

O «Matic de Alcochete» que sonha com a chamada de Keizer

Sub-19 (créditos: FPF)

Rodrigo Fernandes, um dos eleitos de Filipe Ramos para o Europeu de Sub-19

Faltam dois dias para a estreia de Portugal no Europeu de Sub-19, que se joga na Arménia, e Filipe Ramos conta com Rodrigo Fernandes para atacar o título que Portugal conquistou em 2018. O primeiro jogo é no domingo frente a Itália e está marcado para as 18h00.

Rodrigo Fernandes falou com o Maisfutebol, ainda em solo português, e mostrou-se sem medos quanto ao grupo que tem, além da formação italiana, a seleção anfitriã e Espanha.

«Já estamos habituados a lidar com estas competições. Vamos ter a dificuldade que existe em qualquer Europeu com equipas fortes, cabe-nos mostrar a nossa qualidade em todos os jogos», disse o jovem médio-defensivo do Sporting.

Confiante para o segundo Campeonato da Europa em que participa (o outro foi de sub-17), Rodrigo Fernandes não arrisca, contudo, o favoritismo de Portugal: «Qualquer um é favorito, qualquer um pode ganhar. Se estão na fase final é porque merecem e podem vencer qualquer equipa.»

«Nós temos pressão acrescida porque somos campões em título, mas, como já disse, estamos habituados a lidar com a pressão e vamos dar tudo para ganhar», referiu o jovem jogador que aos 18 anos conta já com 46 (!) internacionalizações desde os sub-16 aos 19.

Encontrado por professor de Educação Física, soma 10 anos de Sporting

No Sporting, desde 2009/2010, o jovem jogador deve o gosto pelo futebol ao pai e a ida para a formação verde e branca a um professor de Educação Física.

«Jogo futebol desde sempre. Comecei a jogar no parque com o meu pai e depois na escola, até que um professor que trabalhava no Sporting, José Filipe Barbosa, me viu jogar e convidou-me para fazer um treino lá», recordou, contando: «Fiquei e é lá que continuo, só saí para ser emprestado em iniciados de segundo ano, durante meia época.»

Apontado ao futuro, Rodrigo Fernandes já pensa na equipa principal do Sporting e admite que ver Marcel Keizer chamar vários jogadores da formação à equipa principal lhe dá uma motivação extra para alcançar o objetivo que tem desde que chegou ao clube.

«Vejo isso como uma oportunidade também para mim e espero que com o meu trabalho e a minha qualidade consiga lá chegar», afirmou, sublinhando: «Sonho um dia jogar pela equipa principal.»

Para já, nos escalões de formação, o médio-defensivo diz ser «um jogador forte com uma boa meia-distância no passe e que sabe pensar o jogo e defender bem», ao jeito de Matic: «É o jogador com quem tenho características mais parecidas. É esquerdino, forte e tem boa meia-distância.»

Ainda assim, Rodrigo Fernandes quer ser melhor do que já é: «Tudo o que houver para melhorar eu quero melhorar.»

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE