Euro Sub-21: diferença de golos dá «meias» e Jogos Olímpicos a Espanha - TVI

Euro Sub-21: diferença de golos dá «meias» e Jogos Olímpicos a Espanha

Goleada por 5-0 deixa Polónia de fora e Itália fica à espera de ser (ou não) melhor segundo

Relacionados

Noite de sonho para a Espanha no Europeu de sub-21, este sábado. A finalista vencida da edição 2017 garantiu, em Bolonha, a qualificação para as meias-finais da prova, ao golear a Polónia, por 5-0. Resultado? Bónus com o passaporte espanhol para os Jogos Olímpicos 2020, a anfitriã Itália fica a depender de terceiros para se qualificar e os polacos dizem adeus na fase de grupos.

A culpa disto tudo é do mérito da seleção treinada por De la Fuente e da diferença de golos que a apurou. Fator decisivo, uma vez que espanhóis, italianos e polacos terminaram com os mesmos seis pontos no grupo A.

Os golos de Fornals (17’), Oyarzabal (35’) e Fabian Ruiz (39’) materializaram a entrada determinada de Espanha e deram o 3-0 ao intervalo. Na segunda parte, os golos de Ceballos (71’) e Mayoral (90’) foram decisivos para desatar a diferença favorável de golos no confronto entre as equipas empatadas pontualmente.

No Città del Tricolore, em Reggio Emilia, a Itália ainda teve o apuramento como primeiro classificado nas mãos, mas o triunfo por 3-1 ante a Bélgica não chegou e ditou o segundo lugar.

Barella (44’) deu vantagem na primeira parte, Cutrone dobrou a diferença para os transalpinos (53’) e Chiesa (89’) fechou as contas, após Verschaeren ter reduzido, aos 79 minutos. Os belgas terminaram reduzidos a dez jogadores, por expulsão de Isaac Mbenza (90+3’).

Espanha ficou com um agregado total de 8-4 em golos (6-3 no mini-campeonato com italianos e polacos, para 3-2 neste de Itália e 1-5 da Polónia).

Nesta altura, a Itália é a segunda melhor classificada dos três grupos, mas tem mais um jogo e precisa, obrigatoriamente e sobretudo, que França e Roménia não empatem na última jornada do grupo C, uma vez que ambas as seleções têm seis pontos e defrontam-se. Contudo, ainda há um grupo B e neste, se Alemanha, Dinamarca ou Áustria terminarem no segundo lugar com seis pontos e uma diferença superior de golos global (a Itália tem 6-3), os transalpinos ficam desde já eliminados.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos