10 momentos para marcar no calendário em 2017 - TVI

10 momentos para marcar no calendário em 2017

Sorteio da Taça das Confederações (Reuters)

De Portugal à Coreia do Sul com partida de África e passagem obrigatória pela Rússia, do relvado para a estrada e para a pista

De Portugal à Coreia do Sul com partida de África e passagem obrigatória pela Rússia, do relvado para a estrada e para a pista. 2017 é ano ímpar, sem as grandes competições que marcam o imaginário dos adeptos de futebol, mas ainda assim há muito desporto de alta qualidade em perspetiva. Em Portugal mas não só, no ano em que a seleção nacional se estreia na prova reservada a campeões, a Taça das Confederações, e que acaba a definir quem estará no Mundial 2018, entre muito mais futebol de alto nível para as seleções nacionais. Mas este é também ano de CAN, já agora em janeiro, e de Mundiais de atletismo. Além, claro, das referências obrigatórias de cada ano, as grandes decisões do futebol nacional e europeu de clubes. 

O Maisfutebol faz uma seleção de dez momentos para marcar no calendário em 2017. Além da lista mais alargada dos principais eventos do ano, que pode consultar aqui

Taça de África das Nações

Gabão

14 janeiro a 5 de fevereiro

A grande competição africana, a procurar estabilizar num formato em anos ímpares. Sempre um processo difícil antes do arranque na gestão dos jogadores a atuar nos grandes clubes da Europa, normalmente uma grande festa em campo. São 16 equipas, com vários jogadores da Liga portuguesa em prova, começando por Brahimi ou Marega. Tem o Gabão como anfitrião pela segunda vez em cinco anos, depois de a organização ter sido retirada à Líbia, e a estreia da Guiné-Bissau, único país de expressão portuguesa a conseguir qualificar-se. Com a Costa do Marfim a tentar defender o título conquistado há dois anos, estão lá todas as grandes potências do continente, à exceção da Nigéria, que falhou o apuramento.

As 16 seleções presentes estão divididas em quatro grupos, seguindo os dois primeiros de cada para os quartos de final:

Grupo A: Gabão, Burkina Faso, Camarões e Guiné-Bissau

Grupo B: Argélia, Tunísia, Senegal, Zimbabwe

Grupo C: Costa Marfim, RD Congo, Marrocos, Togo

Grupo D: Gana, Mali, Egito, Uganda

Rali de Portugal

19 a 21 de maio

 

Portugal não é destino regular para grandes competições internacionais. São poucas as que têm lugar nos calendários anuais e o Rali de Portugal é uma delas. Como o Estoril Open, o único torneio do circuito ATP de ténis em Portugal, ou a etapa do Mundial de surf em Peniche.

O Rali de Portugal, com uma longa tradição por cá e uma ausência também prolongada do circuito internacional, voltou a estabilizar como etapa do Mundial há uns anos e vai para a terceira edição no norte do país. Uma referência no calendário desportivo do ano em Portugal, cujo percurso pode consultar aqui.

Mundial sub-20

Coreia do Sul

20 maio a 11 junho

Uma competição de referência para o futebol português, graças aos dois títulos mundiais conquistados por aquela a que chamaram «geração de ouro», em 1989 e 1991. Depois de um período mais intermitente de presenças, Portugal vai agora para a quarta participação seguida na fase final do Mundial sub-20, uma série que começou com o segundo lugar de 2011, seguindo-se os oitavos de final em 2013 e os quartos de final há dois anos, na Nova Zelândia.

A equipa orientada por Emílio Peixe, que se apurou graças à presença na meia-final no Europeu sub-19 do verão passado, é uma de cinco seleções europeias qualificadas, ao lado de Inglaterra, Itália, França e Alemanha, numa altura em que muitas das restantes seleções presentes ainda estão por apurar: o Campeonato sul-americano sub-20, que apura os representantes do continente, disputa-se agora em janeiro. O sorteio da fase final está marcado para 15 de março.

Liga e Taça, as decisões

21 e 28 Maio

A semana que consagra os dois grandes troféus do futebol português. A 34ª e última jornada da Liga está marcada para 21 de maio, resta saber onde acabará a festa. Que acontecerá de qualquer forma, mesmo que o campeão fique definido antes. Por agora lidera o Benfica, que procura um tetra inédito e, a duas jornadas do fim da primeira volta, tem quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto, seis sobre o Sp. Braga e oito sobre o Sporting.

Uma semana mais tarde o foco será no Jamor, para a final da Taça de Portugal. Nesta altura já a entrar nos quartos de final e ainda com a perspetiva de poder ter na decisão um dérbi entre Benfica e Sporting. Já não acontece desde 1996, a famigerada final do «very light».

Final Liga Campeões

Cardiff

3 junho

A decisão da Liga dos Campeões entra nesta temporada por junho, o que calha bem, para respirar depois de todas as emoções de maio. Fecha a temporada europeia, como de costume, este ano em Cardiff, Gales. Até lá, ainda muito grande futebol para ver. Benfica e FC Porto são as duas equipas portuguesas em prova, as únicas que restam nas competições europeias, à entrada para os oitavos de final.

Continuam em competição os favoritos do costume, incluindo o Real Madrid, detentor do troféu que nunca ninguém conseguiu vencer duas vezes seguidas. Confira aqui os jogos dos oitavos de final

Europeu sub-21

Polónia

16 a 30 junho

Portugal de volta depois da presença na final há dois anos, mais uma seleção liderada por Rui Jorge numa campanha de qualificação entusiasmante, com oito vitórias, dois empates, zero derrotas e 34 golos marcados, contra apenas cinco sofridos. O sorteio colocou a seleção nacional frente à Espanha, numa competição alargada pela primeira vez a doze equipas que se joga na Polónia. A seleção nacional estreia-se frente à Sérvia, a 17 de junho, depois defronta a Espanha a 20 e fecha o grupo com a Macedónia, a 23.

As 12 equipas presentes estão divididas em três grupos na primeira fase, apurando-se os três primeiros e o melhor segundo para os quartos de final.

Grupo A: Polónia, Eslováquia, Suécia e Inglaterra

Grupo B: Portugal, Sérvia, Espanha e Macedónia

Grupo C: Alemanha, Rep. Checa, Dinamarca e Itália

Taça das Confederações

Rússia

17 junho a 2 de julho

A competição mais recente de seleções da FIFA, que serve de ensaio geral para o Campeonato do Mundo, não é um momento que os adeptos de todo o mundo antecipem com grande expectativa. Mas este ano tem um enorme aliciante adicional para os portugueses. A presença da seleção nacional, claro, campeã da Europa em título. Na Rússia, além da seleção anfitriã do próximo Mundial, estará ainda a campeã do mundo Alemanha e todos os outros atuais campeões continentais: Chile, México, Austrália, Nova Zelândia, e o representante africano, que será o vencedor da CAN 2017. Portugal estreia-se a 18 de junho em Kazan, frente ao México. Segue-se a Rússia a 21 de junho, em Moscovo, e depois a Nova Zelândia, a 24 de junho, em São Petersburgo. As meias-finais estão marcadas para Kazan e Sochi e a final para São Petersburgo.

Grupo A: Rússia, Nova Zelândia, Portugal e México

Grupo B: Chile, Austrália, Alemanha e campeão africano

Campeonato da Europa feminino

Holanda

16 julho a 6 agosto

Destino Holanda. Mais uma estreia absoluta para Portugal, presente pela primeira vez na fase final de uma grande competição feminina. Depois do apuramento para o Europeu, alargado nesta edição de 12 para 16 equipas, a ambição da seleção nacional é agora passar a fase de grupos, onde começa por defrontar a Espanha, a 19 de julho. Segue-se a Escócia, a 23 de julho, e por fim a Inglaterra, a 27. Apuram-se para os quartos de final as duas primeiras seleções de cada grupo.

Grupo A: Holanda, Noruega, Dinamarca e Bélgica

Grupo B: Alemanha, Suécia, Itália e Rússia

Grupo C: França, Islândia, Áustria e Suíça

Grupo D: Inglaterra, Escócia, Espanha e Portugal

Mundiais de atletismo

Londres

4 a 13 agosto

Ainda uma das grandes competições do calendário desportivo internacional, embora vindo a perder notoriedade nos últimos anos, muito por culpa dos escândalos sucessivos de doping em torno da modalidade.

Londres e o seu estádio olímpico, cinco anos depois de receber os Jogos, são excelente palco para os Mundiais de atletismo deste ano, que têm como grande aliciante a expectativa em torno daquela que deverá ser a despedida de Usain Bolt dos grandes palcos. Depois de ter dito adeus aos Jogos Olímpicos com mais três medalhas de ouro, o relâmpago jamaicano deverá dizer presente para se despedir com mais uns títulos mundiais.

Sorteio Mundial 2018

Moscovo

1 dezembro

Quando aqui chegarmos estará tudo resolvido. 2017 será o ano em que ficam definidas as 32 seleções apuradas para o Mundial 2018. Portugal joga a qualificação em seis jogos, a fechar a 10 de outubro frente à Suíça, atual líder do Grupo B, com três pontos de vantagem sobre a seleção nacional. Só se apuram diretamente os primeiros de cada um dos nove grupos, enquanto os oito melhores segundos ainda terão de disputar um play-off, em novembro, para decidir os quatro últimos lugares. Em dezembro, Moscovo será então o palco do sorteio que arruma as coisas para a fase final do Mundial.

Continue a ler esta notícia