Expectativa dos portugueses sobe face a Janeiro - TVI

Expectativa dos portugueses sobe face a Janeiro

José Sócrates no Congresso do PS em Santarém - Foto de Paulo Novais para Lusa

O Índice de Expectativas dos portugueses mostrou uma dinâmica de relativo crescimento, tal como no mês anterior, apresentando no mês de Fevereiro 39,7 pontos.

Relacionados
Segundo os resultados de Fevereiro, do Barómetro Marktest/DN/TSF, a população feminina mantém-se mais pessimista, comparativamente à masculina, com um índice de expectativa de 34,5 e 45,1 pontos, respectivamente.

Considerando o gráfico representativo deste índice por idades, verifica-se que a tendência continua crescente em todos os grupos etários, referindo-se ainda a subida de 14,2% entre Janeiro e Fevereiro na população entre os 18 e os 34 anos, chegando a Fevereiro com um índice de 48,5 pontos, muito perto do optimismo moderado.

A população cuja intenção de voto é PS continua claramente mais optimista comparativamente à população com intenção de voto PSD. Este mês, os valores do índice de expectativa para estes dois grupos foram, respectivamente, 54,6 e 34,1 pontos.

Já na distribuição do Índice de Expectativa por Região verifica-se que a região da Grande Lisboa é a mais optimista com 44,3 pontos, ficando em segundo lugar o grande Porto, com 41,1 pontos.

Segue-se o Litoral Centro, com 40,5 pontos e o Litoral Norte com 40 pontos. As regiões do Interior Norte e Sul são as mais pessimistas, com 36 e 34,5 pontos, respectivamente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados