ETA pode ter apartamento no Algarve - TVI

ETA pode ter apartamento no Algarve

  • Portugal Diário
  • 22 jun 2007, 11:50
Operação stop na fronteira - Foto Luís Forra/Lusa

Explosivos: etarras terão fugido de mota em direcção a Portugal

[Última actualização às 12h50]

A polícia espanhola descobriu ontem em Ayamonte, a dois km de Portugal, uma carrinha Ford Focus, de matrícula portuguesa 51-BX-80, com cerca de 130 quilos de material explosivo, que terá sido abandonada precipitadamente, na A49, pelo menos por um membro da ETA.

Segundo o jornal El Mundo, as autoridades suspeitam que a ETA tenha um apartamento alugado em Portugal, mais concretamente no Algarve. As ligações ao nosso país não se ficarão por isso pelo aluguer do veículo à locadora Rentilusa, do gurpo Banco Português de Negócios, mas também porque a Guarda Civil espanhola acredita que os dois indivíduos fugiram para Portugal.

A agência Lusa tentou apurar junto dos responsáveis da Rentilusa, tanto pelo telefone como pessoalmente, a quem - empresa ou particular - está atribuída a viatura encontrada em Ayamonte, mas não obteve qualquer esclarecimento oficial. A empresa terá acordado com as autoridades portuguesas não fazer, para já, qualquer declaração sobre o assunto, para não prejudicar as investigações, disse à Lusa uma fonte do grupo.

Vinte e quatro horas depois da descoberta ainda se desconhece a origem e o destino dos explosivos, tendo as autoridades policiais espanholas confirmado que o veículo foi alugado numa empresa em Lisboa na passada terça-feira.

A Polícia Judiciária e as autoridades espanholas estão a trabalham em conjunto, e foi o controlo policial luso-espanhol que obrigou os terroristas a abandonar o veículo. As autoridades avançam também a possibilidade de os membros poderem ter fugido de mota. Segundo o El País, que cita o director-geral da Polícia Nacional, os etarras fugiram assim que viram o controlo da Guarda Civil e da GNR.

População da Andaluzia teme atentado

A descoberta quinta-feira em Ayamonte de um veículo alugado em Portugal com 100 quilos de explosivo e já vinculado à ETA, preocupa a população da Andaluzia, que teme um atentado na região, de acordo com declarações citadas pela imprensa espanhola.

A causar preocupação na Andaluzia está o facto das autoridades, além do material explosivo, terem encontrado no interior do veículo um mapa de uma cidade da Andaluzia, para já não identificada.

Residentes em Ayamonte admitiram hoje, em declarações aos «media», preocupação relativamente à descoberta, referindo que «ninguém esperava» que a região fosse ponte de passagem ou de acção para a organização separatista basca.

O sector turístico, o mais importante da região, vê com especial preocupação a descoberta do veículo. Apesar disso e até ao momento, não houve cancelamentos de viagens ou estadias na região «além do normal», disseram à agência noticiosa espanhola EFE fontes de um hotel da zona.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE