Espanha arrecada mais de 2 mil milhões com venda de armas - TVI

Espanha arrecada mais de 2 mil milhões com venda de armas

Caçadeiras em leilão da PSP

País vizinho entra no top 10 das exportações de armamento e é responsável por 2% das suas vendas globais

Espanha é já um dos principais exportadores de armamento convencional em todo o mundo. As vendas de aviões, submarinos, blindados e artilharia foram sete vezes maiores entre 2005 e o ano passado, em relação aos cinco anos anteriores, avança o jornal espanhol «Cinco Días», esta segunda-feira, com base nos dados do Instituto Internacional de Investigação para a Paz de Estocolmo (Sipri).



Vamos aos números: o volume de exportações de armamento passou de 284,9 milhões de euros entre 2000 e 2004, para 2.189 milhões de euros, nos últimos cinco anos.



O montante arrecadado pelo país vizinho coloca-o no oitavo lugar dos países que mais exportam armamento pesado, deixando para trás a 17ª posição ocupada na primeira metade da década.



Com estes resultados, Espanha passou a dominar 2% das vendas globais deste tipo de armas. Portugal consta da lista de clientes, assim como outros aliados militares (EUA, Polónia e Austrália). Numa altura em que o combate ao terrorismo se tem intensificado, os espanhóis vêem assim consolidar-se uma posição de destaque, num sector que parece fugir à crise.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE