PCP quer em cima da mesa problema da Qimonda - TVI

PCP quer em cima da mesa problema da Qimonda

Qimonda

Empresa dá trabalho a dois mil trabalhadores

Relacionados
A eurodeputada comunista, Ilda Figueiredo, apelou esta segunda-feira ao primeiro-ministro para que coloque em cima da mesa, durante a cimeira europeia, a situação da multinacional Qimonda, alegando que a empresa precisa de uma solução já este mês.

As palavras da eurodeputada, que se encontrava acompanhada pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, foram proferidas no final de uma audiência com José Sócrates, em São Bento, sobre o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira, escreve a Lusa.

Ilda Figueiredo manifestou a «grande preocupação» do PCP com a Qimonda, empresa de Vila do Conde, com dois mil trabalhadores directos.

«É uma indústria de ponta, nas áreas da micro e nanotecnologia, que precisa urgentemente de alternativas de apoio. Caso isso não aconteça, será de uma gravidade enorme para Portugal em termos de produção e de emprego, incluindo para trabalhadores especializados», apontou a cabeça de lista da CDU às próximas europeias.

Ilda Figueiredo referiu depois que a Qimonda «é um dos exemplos da preocupação que o país deve ter em relação à sua produção» no quadro da União Europeia.

Ainda em relação à Qimonda, a eurodeputada comunista recordou que o PCP escreveu recentemente uma carta aos primeiros-ministros de Portugal e da Alemanha [Angela Merckel] e ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

«Mas Durão Barroso apenas referiu a elaboração de um livro branco para Maio. Ora, a Qimonda precisa de uma solução agora, já este mês. O primeiro-ministro português disse-nos que não tem informações muito mais optimistas», declarou Ilda Figueiredo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados