Presidente das PME`s pede demissão do ministro das Finanças - TVI

Presidente das PME`s pede demissão do ministro das Finanças

Teixeira dos Santos

Nos últimos três meses de 2008 faliram 20 mil micro, pequenas e médias empresas

Relacionados
O presidente da Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas responsabiliza o ministro das Finanças pelas falências sucessivas e diárias e pede a demissão de Teixeira dos Santos. Em entrevista ao programa do RCP «Confidências», que será transmitida na íntegra este sábado, Augusto Morais sustenta que se o «homem que devia bloquear estas falências e insolvências» não o consegue fazer, então «devia dar lugar a outro».

Entre Setembro de 2008 e 31 de Dezembro do mesmo ano, sublinha Augusto Morais, «faliram 20 mil micro, pequenas e médias empresas deitando cá para fora cem mil postos de trabalho». E nos dois primeiros meses de 2009, as falências, assegura, «são imensamente galopantes». A conclusão é óbvia: Teixeira dos Santos «é um mau ministro das Finanças».

Empresas: insolvências declaradas crescem 50% em 2008

Quase 300 empresas fecharam portas em Janeiro

A cobrança cega de impostos às empresas e as consequências que isso acarreta também merecem a crítica do presidente da Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas: «O Sr. ministro das fInanças não pode, de maneira alguma, entrar num terrorismo fiscal para cobrar impostos para fazer cumprir o Pacto de Estabilidade Europeu porque depois o ministro do Emprego vai ter de dar o dinheiro por outro lado aos trabalhadores que ficam no desemprego».

Em entrevista ao RCP, Augusto Morais duvida mesmo que, da maneira que as coisas estão a evoluir (empresas a falir e desemprego a aumentar), o Estado «tenha dinheiro sequer para pagar aos funcionários públicos». Diz também que, perante este cenário e com o País sem capacidade de endividamento, fica «estarrecido» quando ouve anunciar grandes obras públicas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE