João Pedro Sousa: «Esta vitória enche-nos de orgulho» - TVI

João Pedro Sousa: «Esta vitória enche-nos de orgulho»

João Pedro Sousa

Sporting-Famalicão, 1-2 (reportagem)

João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, depois da vitória sobre o Sporting (2-1), em pleno Estádio de Alvalade, em jogo da 6.ª jornada da Liga:

[Surpreendido com este primeiro lugar?]

- De maneira nenhuma. O trabalho diário diz-me isso. Chegamos aqui em primeiro, sabíamos que este jogo ia ser muito difícil, mas tal como prometemos no início da época, encaramos todos os adversários para ganhar. Sabemos que não vamos ganhar todos os jogos, mas vamos sempre lutar para ganhar.

[O Famalicão soube aproveitar fragilidades do Sporting?]

- Olhamos para o Sporting, analisámos bem o Sporting, conseguimos perceber como joga. O que é certo é que na primeira parte sentimos algumas dificuldades. Tentámos atrair o Sporting para o jogo exterior, para depois utilizarmos o interior, mas não estávamos a conseguir. Depois com uma alteração do Gustavo conseguimos corrigir esse problema e a equipa ficou mais solta.

[Segunda parte foi bem melhor, o que mudou?]

- Alterámos o posicionamento do Gustavo. Começamos a construir mais atrás, tendo em conta a pressão do Sporting, não estávamos a conseguir sair. Começamos a sair pelo Gustavo, assim que passávamos a primeira linha do Sporting, sentimos-nos à vontade e conseguimos assumir o domínio do jogo e chegamos ao golo.

[É uma vitória especial? Num terreno de um grande?]

- As vitórias são todas importantes. A primeira com o Santa Clara foi importantíssima. Valem todas três pontos. Obviamente jogar aqui é extremamente complicado e esta vitória enche-nos de orgulho.

[Pode começar a sonhar com a Europa?]

- Não. O objetivo passa pela manutenção. Até lá não vamos pensar em mais nada. Depois de alcançarmos esse objetivo, podemos pensar noutros, mas antes disso acontecer, de forma alguma.

[Segredos para o sucesso?]

- Não há segredo. É trabalho. Temos de ligar isso a um conjunto de pessoas, aos departamentos que há no Famalicão. Juntos conseguimos alcançar este início de época. Estamos a falar do scouting, observação, departamento técnico, departamento de observação, fisiologia. Todos juntos, conseguimos alcançar os objetivos que nos propusemos. Quando entramos em campo sentimos que estamos a ganhar 1-0.

[Leonel Pontes assumiu que a saída do Vietto foi determinante. Concorda?]

- Sinceramente, o nosso domínio começa antes. Não veio alterar em nada. O Sporting quando entrou em campo na segunda parte estava inofensivo, a tendência do jogo manteve-se antes e depois dessa substituição.

Continue a ler esta notícia