Liga: a análise da 18.ª jornada - TVI

Liga: a análise da 18.ª jornada

Chaves-FC Porto

Tudo igual do topo ao fundo

Relacionados

A 18.ª jornada da Liga não trouxe mudanças significativas na classificação geral. Com maior ou menor dificuldade, os quatro primeiros venceram e deixaram tudo igual, enquanto que na cauda da tabela o Desportivo de Chaves ficou ligeiramente mais só. Pelo meio, nota para o Portimonense que começa a ameaçar intrometer-se na luta pela Europa.

A ronda abriu com uma sexta-feira gorda. Na Madeira, o Sporting de Braga bateu o Nacional por 3-0 e segue firme na perseguição a FC Porto e Benfica. Pouco depois, os campeões nacionais foram a Trás-Os-Montes golear o lanterna vermelha por 4-1 - Soares esteve em destaque ao marcar um hat-trick - e mantiveram a diferença para os principais perseguidores.

Às 21h15, o segundo «round» entre Benfica e Vitória de Guimarães voltou a terminar com a vitória das águias. Um golo tardio de Seferovic mostrou que os encarnados não estão dispostos a perder terreno na luta pelo título. Por sua vez, o clube minhoto foi ultrapassado pelo Belenenses no 5.º lugar. Curiosamente a formação de Silas foi das primeiras a entrar em campo - ou lamaçal face às condições do relvado do Jamor - diante do Tondela (2-2). Não foi uma partida bem jogada, mas teve emoção: quatro golos, uma reviravolta e um penálti falhado. Os beirões somaram um ponto e alcançaram Nacional e Vitória de Setúbal na classificação.

Do Jamor a jornada seguiu para Alvalade. O Sporting bateu o Moreirense (2-1) e colocou fim a uma série de dois jogos sem vencer na Liga. O leão não foi brilhante, mas cumpriu e continua a prolongar o sonho (ou utopia) de terminar a prova no primeiro lugar. Já os cónegos continuam confortáveis com 28 pontos - os mesmos de V. Guimarães .

O sábado fechou nos Açores com dérbi insular. Graças a um golo de Joel, o Marítimo saiu a sorrir. Terceira vitória consecutiva para o conjunto de Petit que já está no 11.º lugar, cinco pontos acima do primeiro clube em zona de descida. O Santa Clara, 10.º na tabela, prolongou o ciclo negativo: não vence desde 22 de dezembro.

O domingo começou com um duelo entre o Desportivo das Aves e o Vitória de Setúbal. Na estreia de Augusto Inácio, os avenses voltaram aos triunfos e agudizaram o período negro dos sadinos. Os homens de Lito Vidigal somaram dois pontos em sete partidas.

Quem também segue numa situação desconfortável é o Boavista que voltou a perder em casa, desta feita frente ao Portimonense. Um bis de Wellington resolveu a partida e deixou os algarvios a apenas dois pontos do quinto posto. A Europa pode muito bem não ser uma miragem. Os axadrezados, por seu turno, tem o antepenúltimo classificado a apenas um ponto.

A ronda fechou em Vila do Conde com o duelo entre Rio Ave e Feirense (0-0). Um jogo pouco interessante, no qual as duas equipas prolongaram para dois meses a série sem triunfos. Os fogaceiros continuam em zona de descida, os vilacondenses seguem em 10.º.
 

Continue a ler esta notícia

Relacionados