Ranking UEFA: Portugal ganha época à Rússia - TVI

Ranking UEFA: Portugal ganha época à Rússia

Benfica-Dinamo Zagreb

Ainda assim, insuficiente para chegar ao sexto lugar

Relacionados

Portugal ganhou a temporada à Rússia e termina 2018/19 mais próximo do sexto lugar no Ranking UEFA.

A jornada europeia ditou a eliminação de FC Porto e Benfica e fez com que Portugal fizesse melhor do que os russos pela primeira vez em cinco anos.

Quando se olha apenas a esta época, a liga portuguesa foi até a quinta melhor, atrás de Inglaterra, Espanha, Alemnha e Itália e à frente de França, Holanda e Bélgica. Os russos em 2018/19 ficaram em nono. Ainda assim, o suficiente para terminarem no sexto posto global e continuarem a colocar seis equipas nas competições europeias, três delas com acesso à Champions.

Note-se que Portugal divide o aglomerado de pontos conquistados pelas equipas nacionais em prova por cinco (número de clubes que a liga portuguesa pôs nas provas UEFA), enquanto os russos o fazem por seis.

Confira o ranking atual:

 

Sistema de cálculo: são consideradas as últimas cinco temporadas. Para cada uma, o total de pontos conseguidos pelas equipas (2 por vitória, 1 por empate, metade destes valores nas pré-eliminatórias) é dividido pelo total de equipas desse país que participam nas competições europeias do ano em causa. O acesso à ronda de grupos da Liga dos Campeões rende quatro pontos de bónus. A isto há que acrescentar cinco pontos de bónus por cada presença nos oitavos-de-final da Champions e, depois um ponto pelos quartos de final, meias finais e outro ainda pela chegada à final. Na Liga Europa, a presença na fase de grupos vale dois pontos. Chegar aos quartos, meias e final vale um ponto de bónus por cada uma das etapas cumpridas. 

Continue a ler esta notícia

Relacionados