Casillas estreou-se há 20 anos: os números de uma lenda viva - TVI

Casillas estreou-se há 20 anos: os números de uma lenda viva

Schalke-FC Porto

Guarda-redes do FC Porto tem mais de mil jogos… e em quase metade não sofreu golos

Relacionados

Iker Casillas estreou-se como profissional há 20 anos e construiu uma carreira que o tornou numa lenda e um dos melhores guarda-redes da história do desporto-rei.

Mas se isso é quase conhecimento geral, o Maisfutebol foi em busca dos números que Casillas conseguiu para mostrar exatamente de que matéria é feita a lenda do guarda-redes do FC Porto.

Pedimos ajuda à Sofascore e desde logo – se saltarmos os títulos, obviamente – há um dado que salta à vista.

É que se Casillas fez 1048 jogos ao longo destes últimos 20 anos – divididos entre o Real Madrid, FC Porto e seleção espanhola -, em quase metade deles não sofreu golos.

Foram 429 os jogos em que Casillas se manteve intransponível (41 por cento dos jogos), o que ganha ainda maior dimensão se for tido em conta o facto de ter apenas ter jogado ao mais alto-nível.

Mas vamos por partes. Ao serviço do Real Madrid, Casillas fez 725 jogos e ficou 264 vezes sem sofrer qualquer golo. Pelos dragões, foram 74 golos com a baliza inviolada em 156 partidas, pelo que a melhor média de Casillas foi conseguida com a camisola de La Roja: 91 jogos sem sofrer, num total de 167 internacionalizações.

E se os números não são maus… o que dizer dos títulos? Casillas ganhou tudo o que havia para ganhar.

Com a camisola do Real Madrid, Casillas venceu cinco campeonatos, três Ligas dos Campeões e outros tantos mundiais de clubes, além de duas supertaças europeias; o guarda-redes espanhol conquisto ainda duas Taças do Rei e cinco supertaças de Espanha.

Já nas quatro temporadas ao serviço dos azuis e brancos, Casillas venceu um campeonato e duas Supertaças.

Pela seleção espanhola, foi campeão do mundo uma vez e duas vezes campeão europeu.

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados