Saúde de antigo internacional holandês piora: «Já não consegue falar» - TVI

Saúde de antigo internacional holandês piora: «Já não consegue falar»

Fernando Ricksen (reuters)

Fernando Ricksen luta desde 2013 contra uma esclerose lateral amiotrófica

Fernando Ricksen está a piorar no que ao estado de saúde diz respeito. O antigo internacional holandês foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença que «mata» os neurónios que controlam os músculos, em 2013, pouco depois de terminar a carreira, e neste momento a sua condição física está muito debilitada.

Quem o revela é Vicent De Vries, um amigo próximo de Ricksen e biógrafo do seu livro: «Ele [Ricksen] já não consegue falar nem responder no WhatsApp e simplesmente ficar a olhar para a paisagem na sua varanda em Valência. A única comunicação que ainda faz é através do olhos.»

«O corpo dele está completamente afetado pela doença, que também já destruiu os órgãos de fala. Além disso, todo o poder dos braços e das pernas desapareceu. A questão é quanto tempo é que ele vai conseguir sustentá-lo [o corpo]», acrescentou, em declarações ao jornal Telegraaf e recolhidas pelo Mirror.

Em novembro, Ricksen, que passou pelo Rangers e pelo Zenit, disse que jamais ia desistir de lutar pela vida: «Viver com esta doença todos os dias é difícil. Quanto mais se vive, mais difícil fica. Todos os dias perde-se a capacidade de fazer as coisas sozinho e fica-se mais dependente das pessoas mais próximas. Para mim isso é muito difícil.»

«Não espero morrer em breve e ainda estou a planear coisas para o meu futuro. Não me vou abaixo sem lutar e nunca vou desistir», afirmou o holandês, numa clara demonstração de carácter e persistência.

 

 

 

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE