Quatro municípios unidos para salvar rio - TVI

Quatro municípios unidos para salvar rio

Rio Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo

Projecto de requalificação ambiental do rio Ferreira vai abranger 43 quilómetros

Relacionados
Os municípios de Paços de Ferreira, Paredes, Valongo e Gondomar iniciaram esta quarta-feira um projecto de requalificação ambiental do rio Ferreira, um dos mais poluídos do distrito do Porto.

A acção, que abrange 33 outras entidades públicas e privadas, designa-se «Corrente rio Ferreira» e vai abranger a totalidade do leito e margens daquele curso de água, numa extensão de 43 quilómetros.

O território inclui zonas classificadas na Rede Natura 2000, desde a nascente, em Paços de Ferreira, até à confluência com o rio Sousa, em Gondomar, mas também zonas muito industrializadas, sobretudo empresas de mobiliário.

Os quatro presidentes de câmara - os social-democratas Pedro Pinto (Paços de Ferreira), Celso Ferreira (Paredes) e Fernando Melo (Valongo) e o independente Valentim Loureiro (Gondomar) - assinaram esta quarta-feira, na freguesia de Ferreira, Paços de Ferreira, o protocolo que define os termos do projecto.

O objectivo principal da iniciativa, que é inspirada na recuperação ambiental do Rio Leça, realizada pelo município de Valongo, passa pela reabilitação ambiental de toda a bacia do rio Ferreira, abrangendo 183 quilómetros quadrados, onde residem cerca de 150 mil pessoas.

Também formalizaram o acordo os representantes de outras entidades parceiras do projecto, incluindo a CCDR-N, a Administração da Região Hidrográfica do Norte, as faculdades de Engenharia e Ciências da Universidade do Porto, empresas concessionárias das redes de água nos quatro municípios, Quercus, DECO, Lipor e 20 juntas de freguesia.

O projecto inclui um plano de acções para reduzir o número de indústrias com má ligação à rede de saneamento, a melhoria do desempenho das estações de tratamento de águas residuais e a limpeza e recuperação do leito e margens do rio.

Nos próximos quatro anos (período de vigência do projecto), os quatro municípios vão disponibilizar meios técnicos e humanos para o desenvolvimento das diferentes acções.

Os promotores anunciaram que as escolas da região vão ser convidadas a participar em várias acções tendo como objectivo a sensibilização ambiental dos mais jovens.
Continue a ler esta notícia

Relacionados