No São João o Porto não dorme - TVI

No São João o Porto não dorme

  • Portugal Diário
  • - Pedro Sales Dias
  • 23 jun 2007, 12:15
sardinhas e manjericos

Pedro Abrunhosa e José Cid no Porto entre muitas sardinhas e marteladas

«São João dá cá um balão para eu brincar», diz uma já velha e conhecida quadra que promete uma noite de folia. Envie-nos a sua quadra preferida.

O alho-porro, as sardinhas, os manjericos e os tradicionais martelos invadem o Porto neste sábado à noite. Mas não é caso para ter medo, afinal de contas o São João dá à cidade a noite mais longa do ano.

A festa já está a postos, a julgar pelos vários palcos e bancas das freguesias da beira-rio portuense. E o esperado som das marteladas já se faz ouvir como que a anunciar a folia. Há festa para todos os gostos. Bailaricos para os mais velhos que passam a noite a dançar e concertos para os jovens. Pedro Abrunhosa e os Bandemónio vão estar na Casa da Música (CdM), precedidos pela Orquestra Nacional do Porto. A entrada é gratuita. Antes disso, José Cid e o Conjunto António Mafra põe os Aliados a dançar. No dia seguinte, os GNR marcam presença no Parque da Cidade.

Sardinhas inundam o Porto

Mas antes da folia convém preparar bem o estômago com o petisco favorito da noite. As sardinhas podem ser encontradas à venda em vários pontos da cidade, como é o caso do Parque do Castelo do Queijo onde vai decorrer o «Elektronic São João» que contará com a presença dos DJ Miguel Rendeiro, Funk You 2, Peter G, Double on Fire Emanuel e Manú Idhra.

Contudo, o prato forte da noite é mesmo a tradição, segundo a qual todo o folião aficionado deve passar pela Baixa do Porto, onde haverá animação musical pela noite dentro. Claro que depois terá de descer até à ribeira para assistir ao momento pelo qual todos esperam: o fogo-de-artifício conjunto do Porto e de Vila Nova de Gaia. «Este ano o fogo será fantástico», assegurou o vereador da Cultura da Câmara de Gaia, Mário Dorminsky. Qualquer coisa como 20 minutos de pura pirotecnia, iluminação e música: «As três dimensões» inclui temas como «O Pastor» dos Madredeus e «Pérola Negra» de Daniela Mercury.

Em Vila Nova de Gaia realiza-se o Arraial de São João no Largo de São Martinho e na Afurada, a Comissão de Festas promete uma «noitada».

Depois do fogo vem o bailarico

Terminado o fogo, a festa continua noite dentro. As sugestões são várias entre concertos e bailaricos. A verdade, à luz da tradição, é que uma caminhada até à foz revela vários sons e danças pelo caminho. Ainda há quem assista ao nascer do sol na praia.

Entre a tradição e os sinais de modernidade, convém referir que as igrejas, que evocam o São João Baptista, vão estar abertas durante este fim-de-semana e preparadas para receber os mais devotos do santo popular.

Concertos do dia e regata no Douro

A manhã e parte da tarde do dia seguinte serão certamente de descanso, mas há que contar com os que se deitam mais cedo. Para esses há um programa animado. O rio Douro será o palco de mais uma edição da Regata de Barcos Rabelos com início do Cabedelo até à Casa Sandeman. E na Casa da Música, «nuestros hermanos» juntam-se à festa com um concerto às 12h00 da Banda Municipal da Corunha.

Mais tarde, às 17h00 a Banda Sinfónica Portuguesa realiza o tradicional Concerto de São João no Palácio de Cristal. Não se esqueça ainda que os transportes públicos vão estar a funcionar durante toda a noite.

Se não vai ao Porto, fique ainda a saber que o S. João é festejado noutros locais no país, como Almada, Braga, Angra do Heroísmo, Figueira da Foz, Lourinhã, Vila do Conde, Mértola, Tavira, Valongo, Vila do Porto, Vila Nova de Gaia e Castro Marim.
Continue a ler esta notícia