FPF, Liga e Sindicato são contra mundiais de dois em dois anos - TVI

FPF, Liga e Sindicato são contra mundiais de dois em dois anos

O troféu do Mundial de clubes

Entidades portugueses emitem posição conjunta contra ideia da FIFA

As principais entidades de futebol português pronunciaram-se nesta sexta-feira contra a intenção da FIFA de realizar os campeonatos do Mundo de dois em dois anos.

Num comunicado conjunto, a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga, o Sindicato, a Associação Nacional de Treinadores e a APAF anunciaram que «reprovam a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade» dos Mundiais.

Entre os argumentos expostos pelas entidades nacionais para a posição estão, sobretudo, questões relacionadas com o bem-estar dos atletas.

«A sobrecarga dos calendários e a saúde física dos atletas», o «impacto sobre a saúde mental dos jogadores, obrigados a fazerem duas concentrações anuais de várias semanas» e «o risco de lesão em torneios concentrados de apuramento e fases finais» são apontados pelas entidades lusas.

Por outro lado, também pesam na posição portuguesa a intenção de fazer a qualificação de forma concentrada, «obrigando os clubes a ficarem sem competição durante mais de um mês seguido durante a época desportiva».

[artigo atualizado]

Continue a ler esta notícia