Administração do BPP reúne-se em peso com Banco de Portugal - TVI

Administração do BPP reúne-se em peso com Banco de Portugal

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Encontro desta 4.ª feira força a adiamento de reunião com clientes insatisfeitos do Porto

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Os cinco administradores do Banco Privado Português (BPP) reúnem-se esta quarta-feira com o vice-governador do Banco de Portugal «no âmbito das conversações que tem havido desde há alguns meses», disse à agência Lusa fonte do BPP.

Segundo a mesma fonte, a reunião já estava agendada, mas só esta quarta-feira ficou definido que iria envolver os cinco administradores recentemente nomeados pelo Banco de Portugal (BdP) para o BPP: Fernando Adão da Fonseca, João Gamito de Faria, Carlos Lemos Santos, Sérgio Maria Farrajota e João Ermida.

A convocação de todos os membros da equipa de gestão do BPP para o encontro inviabilizou a reunião da administração do banco com representantes de um grupo de clientes, no Porto.

Os clientes exigem explicações para a falta de pagamento de juros e do capital de aplicações financeiras já vencidas e que lhes foram apresentadas pelo BPP como sendo «de capital garantido a 100 por cento na maturidade».

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do grupo de clientes adiantou que a reunião foi reagendada para as 15:00 horas de quinta-feira e criticou os sucessivos adiamentos do encontro.

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«Isto é um folclore autêntico. Inicialmente, a administração marcou a reunião para as 17:00 de quinta-feira, depois enviou-nos um e-mail a dizer que tinha que ser hoje às 15:00, de seguida mandaram um gestor comercial do banco telefonar a desmarcar porque foram chamados ao BdP e a dizer que tinha que ficar para as 17:30 por videoconferência», afirmou Fernando Carneiro.

Face à recusa do grupo de clientes em reunir por videoconferência e à exigência de um encontro «olhos nos olhos» com a administração, o encontro acabou por ficar marcado para as 15:00 horas de quinta-feira.

«Somos tratados como selvagens»

Segundo adiantou à agência Lusa fonte do BPP, será João Ermida, nomeado há dias pelo BdP para reforçar a equipa de gestão daquele banco, a comparecer na reunião, já que este assumiu «o pelouro das relações com os clientes».

Para Fernando Carneiro, os sucessivos adiamentos da reunião são «mais uma prova das manobras» da administração do BPP, que os clientes acusam de «falta de vontade e transparência».

«Somos tratados como selvagens. Temos dezenas de faxes e e-mails enviados para a administração a que ninguém responde, têm-se fechado em copas e não assumem as responsabilidades», sustentou.

À agência Lusa, fonte da administração do BPP destacou a «abertura, disponibilidade e interesse em reunir com as pessoas», garantindo que «não há nenhuma má vontade, mas o maior respeito pelos clientes e pelas suas justas expectativas».
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