AIG vai ser liquidada de «forma ordenada» - TVI

AIG vai ser liquidada de «forma ordenada»

AIG

AIG registou no último ano as perdas mais elevadas de sempre

Relacionados
O secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, anunciou que a seguradora AIG, no centro de uma enorme polémica relativamente aos prémios pagos aos seus gestores apesar de perdas colossais, vai ser liquidada de «forma ordenada».

O ministro manifestou o seu apoio ao actual presidente Edward Liddy e assegurou que vai «trabalhar sobre as medidas para liquidar a AIG de forma ordenada e para proteger o contribuinte norte-americano».

Alvo de quatro planos sucessivos de ajuda do Estado

Numa carta dirigida à presidente democrata da Câmara dos representantes, Nancy Pelosi, Geithner indicou mesmo que vai procurar «todos os meios responsáveis para acelerar esta liquidação ordenada», escreve a Lusa.

A AIG registou no último ano as perdas mais elevadas de sempre de uma empresa norte-americana (99,3 mil milhões de dólares) e deverá ser alvo de quatro planos sucessivos de ajuda do Estado, que elevam a adição potencial para as finanças públicas a 180 mil milhões de dólares.

Geithner, cuja missiva foi tornada pública pelos seus serviços, precisou que a AIG deverá reembolsar a totalidade dos prémios controversos, num montante de 165 milhões de dólares, e que os fundos suplementares que deviam ser pagos pelo Estado serão reduzidos.

O ministro precisou ter pedido a Liddy para suprimir «as centenas de milhões de dólares» de prémios ainda devidos pelo grupo este ano.

O proprietário da AIG, cujo capital é detido a 79,9% pelo Estado desde a sua quase falência no Outono, comprometeu-se a aplicar as linhas directoras fixadas pelo governo para as empresas que beneficiam de fundos públicos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE