Rivais acusam AIG de ganhar mercado injustamente - TVI

Rivais acusam AIG de ganhar mercado injustamente

AIG

Seguradoras norte-americanas falam de aproveitamento das ajudas federais

Relacionados
Várias seguradoras norte-americanas queixaram-se ao presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana que as ajudas federais prestadas à AIG estão a deformar o mercado de forma injusta a favor desta empresa, indicou esta segunda-feira o jornal norte-americano «The Wall Street Journal».

Na sua edição digital, citada pela agência Lusa, o diário norte-americano afirma que alguns dos maiores competidores da AIG, que recebeu mais de 170 mil milhões de dólares em apoios do Governo para sobreviver, terão tido uma reunião com o presidente da Reserva Federal, Ben Bernanke, a 4 de Março num hotel da cidade de Washington.

O jornal norte-americano cita ainda fontes conhecedoras da reunião como tendo afirmado que Ben Bernanke terá respondido aos rivais da AIG que iria estudar o assunto.

As seguradoras pretendem que a Reserva Federal evite que a AIG use as ajudas governamentais para ganhar vantagem na área dos seguros, em particular, através da redução de preços.

Várias fontes consultadas pelo «The Wall Street Journal» afirmam que, seis meses decorridos desde que a AIG recebeu o financiamento governamental, a empresa reduziu o preço dos seus seguros, em alguns casos até 30 por cento, para ganhar vantagem sobre os seus competidores e conseguir mais contratos.

«Rivais frustrados»

A seguradora, que tem suscitado grande polémica nos últimos dias devido ao pagamento de elevados prémios a dirigentes e empregados da sua filial de produtos financeiros, responsável pela grave crise que atravessa, assegurou que não utilizou fundos públicos para ganhar mercado e que não pratica preços inadequados.

John Doyle, executivo da divisão de seguros comerciais, afirmou ao diário norte-americano que algumas das queixas reflectem «a frustração de rivais» que em Setembro pensaram que se estariam a passear.
Continue a ler esta notícia

Relacionados