Daniel Bessa: fixar meta dos 7% não foi «momento feliz» - TVI

Daniel Bessa: fixar meta dos 7% não foi «momento feliz»

Daniel Bessa

Economista desdramatiza número lembrando que Irlanda já esteve acima desse patamar, o que não constituiu factor de particular preocupação

Relacionados
O ex-ministro e economista, Daniel Bessa, considerou esta terça-feira que a fixação da meta de 7% para recorrer ao FMI «não terá sido um momento particularmente feliz» e reconheceu que a fragilidade das finanças públicas resulta das orientações seguidas durante décadas.

«Toda a gente está hoje de acordo que essa alusão a uma taxa de 7% como sendo o ponto de partida para um outro patamar de preocupação fixou aqui a atenção de nós todos num valor e não terá sido um momento particularmente feliz», afirmou o antigo titular da pasta da Economia do governo socialista de António Guterres, em declarações aos jornalistas à margem do 4º Encontro da Rede PME Inovação COTEC, que decorreu em Lisboa, cita a Lusa.

Daniel Bessa reconheceu, contudo, perceber que o ministro das Finanças, quando confrontado com «uma pressão muito grande, sobretudo da comunicação social» tenha avançado com o número de 7% dos juros da dívida portuguesa como a meta para o país recorrer à ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O economista fez, aliás, questão de desdramatizar o número de 7% lembrando que ainda há poucos dias a Irlanda estava «francamente acima 7% sem que isso constituísse factor de particular preocupação».

«Aliás, essas taxas de que nós estamos a falar são taxas de mercado secundário. Portanto, o Governo português não está neste momento a colocar dívida a essas taxas, portanto, o momento mais sério será aquele em que o Governo português regressar ao mercado e logo veremos qual é a taxa a que consegue colocar a dívida pública, emitida nessa altura», explicou.

Quanto à necessidade de Portugal recorrer ao FMI, o antigo ministro da Economia afirmou que será o Governo a ter que decidir se entende que tal é necessário.
Continue a ler esta notícia

Relacionados