Ford Portugal supera crescimento da Europa com subida de 20% em 2004 - TVI

Ford Portugal supera crescimento da Europa com subida de 20% em 2004

focus 10

A Ford Portugal atingiu um crescimento em 2004 na ordem dos 21,3% no mercado nacional, face ao ano anterior, um valor acima do registado pela média da marca na Europa que se ficou pelos 1,7%.

Quanto ao mercado nacional os números divulgados pela Ford mais que quintuplicaram face aos 3,8% de crescimento do mercado anunciado pela ACAP, para além de segundo a marca, ter sido a «que maior evolução registou entre o top 10».

Em termos de quota, registou-se um acréscimo de 0,9% para os 6,24%, derivado da comercialização de 16.762 unidades.

Em termos de veículos de passageiros, registou-se uma evolução na ordem dos 23,3% (total de 11.649 unidades) face aos 4,1% do total do mercado nacional. A quota de mercado situou-se nos 5,9%, mais 0,92% do que no período homólogo. Quanto aos veículos comerciais, houve um incremento de 17% nas unidades vendidas (5.113 veículos), o equivalente a uma quota de 7,18%, mais 0,85% do que no mesmo período de 2003.

De acordo com o Presidente da Ford Lusitana., Diogo Rezende, este crescimento teve por base «uma gama de modelos muito forte», bem como a forte aposta numa «estratégia de marketing muito focalizada tanto a nível de produto como de comunicação».

Para 2005, o mesmo salienta a importância do lançamento do novo Ford Focus «que tem todas as qualidades para se tornar num campeão de vendas e será certamente a base do nosso crescimento em 2005», acrescentou.



No resto da Europa foram vendidos um total de 1,525 milhões de veículos, mais 1,7% do que no mesmo período do ano anterior, sendo que tendo em conta os 19 países europeus onde a marca se encontra representada, a quota da Ford subiu 0,1% para os 8,7%.

Nos outros mercados o destaque vai para a Ford Espanha que registou o seu melhor comportamento de sempre ao matricular 177.595 unidades, assim como o mercado da Turquia, Rússia, Hungria e Grécia.

Referência final para os mercados da Inglaterra, Gales e Escócia, onde a marca liderou o ranking das vendas, sendo que em Inglaterra conseguiu-o pelo 28º consecutivo.
Continue a ler esta notícia