Empresários sul-americanos detidos por tráfico de seres humanos - TVI

Empresários sul-americanos detidos por tráfico de seres humanos

Baliza

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras retém dois agentes e constitui um clube como arguido

Relacionados

Dois empresários de futebol sul-americanos foram detidos por indícios de tráfico de seres humanos, anunciou, esta quinta-feira, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A entidade constituiu ainda, como arguidos, um clube desportivo da Nazaré e o respetivo presidente.

A ação, coordenada pelo Ministério Público, passou, além do dito clube, por buscas domiciliárias às residências dos suspeitos e a viaturas. Como resultado das buscas, foi apreendida documentação relacionada com o esquema de angariação de futebolistas, material informático e de comunicações.

Em comunicado, o SEF nota que deteve, na quarta-feira, «na cidade de Leiria, dois cidadãos sul-americanos, agentes desportivos e responsáveis pela entrada e permanência ilegal de um número substancial de jovens futebolistas, em situação irregular. Os arguidos estão indiciados pela prática dos crimes de tráfico de seres humanos, auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos», nota.

De acordo com a força policial, «esta ação constituiu o desfecho de meses de investigações iniciadas pelo SEF em finais de 2018», após uma outra ação ter identificado «cerca de duas dezenas de cidadãos estrangeiros em situação irregular, jovens futebolistas, que se encontravam alojados em áreas afetas à associação desportiva, agora constituída arguida, em condições indignas, vivendo em extremas dificuldades económicas».

Alguns dos atletas em causa, nota o SEF, já abandonaram o país, enquanto outros «aguardam a regularização em território nacional», ao abrigo da lei em vigor relativa à proteção a vítimas de tráfico de seres humanos e de ações de auxílio à imigração ilegal.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE