Outro gestor de fundos dos EUA acusado de fraude em pirâmide - TVI

Outro gestor de fundos dos EUA acusado de fraude em pirâmide

Dinheiro, euros

Gestora de fundos apresentava taxas de rentabilidade «impressionantes»

Relacionados
Mais um gestor de fundos dos EUA foi acusado de fraude em pirâmide. Depois de Madoff ter sido apanhado na maior fraude de sempre, em que prejudicou os investidores (empresas e particulares) em 50 mil milhões de dólares (37 mil milhões de euros), foi a vez de Joseph S. Forte, um gestor de hedge funds.

A acusação foi feita pela Securities Exchange Comission (SEC), o regulador do mercado norte-americano, que conseguiu uma ordem judicial para congelar os seus activos. De acordo com a acusação, o responsável provocou perdas de 50 milhões de dólares (36 milhões de euros) a 80 investidores através de um esquema Ponzi (como são conhecidos os esquemas em pirâmide).

Segundo a SEC, Joseph S. Forte obteve os 50 milhões de dólares em causa de forma fraudulenta junto de 80 investidores mediante a venda de títulos da sua entidade financeira, a Joseph Forte. O gestor garantiu aos investidores que aplicaria os fundos em contas para a negociação de futuros.

Mas a SEC sublinha que o responsável, apesar dos impressionantes e consistentes rendimentos que reportava aos clientes, na realidade, perdeu o dinheiro que investiu e utilizava o dos novos participantes para reembolsar os mais antigos.

«Utilizando o dinheiro dos demais, Forte prometeu e reportou rendimentos escandalosos durante um período de dez anos, e graças às suas relações com os seus investidores foi capaz de os acalmar e conseguir que os mesmos confiassem nos seus fundos», disse um responsável da SEC em Filadélfia, Daniel M. Hawke.

Nas últimas semanas, a SEC tem vindo a revelar vários esquemas do género, em que os investidores mais antigos são remunerados com o dinheiro dos mais novos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados