«TDT está desactualizada» - TVI

«TDT está desactualizada»

TDT

Francisco Rui Cádima critica plataforma só para a televisão

Relacionados
Nove anos depois do primeiro projecto lançado pelo Governo de António Guterres, a Televisão Digital Terrestre (TDT) vai finalmente arrancar esta quarta-feira. No entanto, já vem tarde, pelo menos é o que garante Francisco Rui Cádima.

«Faz sentido agora, que já há outras redes fiáveis que já resolvem o problema do sinal digital? Os portugueses já recebem a televisão digital de muitas formas», disse o especialista à Agência Financeira.

O professor de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa citou Bill Gates, «que já em 2006 disse que a TDT estava desactualizada, porque a Internet já dava o sinal nas melhores condições».

«Porquê este investimento? É mesmo necessário? Os portugueses precisam de mais uma rede com sinal digital?», questionou.

TDT: o que precisa de saber para a ter

TDT: emissão começa quarta-feira

Segundo Francisco Rui Cádima, o problema não é só o «timing», mas também o «desvio dos objectivos iniciais», para uma «plataforma apenas de televisão».

«Em 2000, prometeu-se que a TDT iria contribuir para a massificação da sociedade da informação através de um serviço universal de Internet. Foi um compromisso gorado. A União Europeia devia explicar por que é que uma rede com capacidades para ser também um service provider de Internet descartou a implementação dessa funcionalidade», criticou.

Recorde a entrevista a Francisco Rui Cádima

O especialista vê ainda outro inconveniente neste serviço que a PT vai lançar esta quarta-feira: «Até ao switch off (o desligar do sinal analógico, em 2012), tem de haver incentivos por parte do Estado e do operador, caso contrário as classes mais baixas não se vão interessar pela TDT.»

Para o professor universitário, as vantagens da TDT resumem-se à melhor qualidade técnica, quer de imagem, quer de som ou mesmo de recepção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados