Foi detectada uma nova fraude que usa um e-email no qual é oferecida uma proposta de emprego irrecusável, que passa por ganhar até 1.200 dólares na primeira semana de trabalho. Para se candidatar é preciso preencher um formulário que, apesar de parecer fiável, não passa de uma grande farsa.



É com um título cativante, «This thing changed my life» (Isto mudou a minha vida), que o destinatário é convidado a ler uma pequena mensagem e, em seguida, a clicar num link.



Depois de o fazer, o utilizador é redireccionado para uma página que imita a secção financeira de um jornal. Dessa página consta apenas um artigo sobre as histórias de sucesso de empregados cujas vidas mudaram completamente depois de aceitarem a oferta.



A proposta é tentadora: não são necessários nem estudos nem experiência, apenas um computador com ligação à Internet. E, trabalhando em regime part-time, é possível ter um rendimento que pode variar entre os 500 e os 1.200 dólares, apenas na primeira semana.



Só é necessário preencher um formulário no qual os candidatos devem fornecer algumas informações pessoais, tais como o número de telefone e o endereço de correio electrónico.



Como está a preencher o formulário pela primeira vez, o candidato «beneficia» de um desconto, sendo-lhe pedido que pague uma taxa de 4.97 dólares, em vez dos «habituais» 39.97 dólares. Se o utilizador sair da página para depois voltar a entrar, já lhe será pedido que pague uma quantia maior.



A pressão para transferir imediatamente o dinheiro e o facto de a oferta terminar «hoje mesmo», são artimanhas utilizadas no sentido de deixar a vítima ansiosa, levando-a a efectuar o pagamento e até a passar a mensagem a familiares e amigos.



Apesar de o formulário parecer fiável, a verdade é que «o utilizador está a ser iludido por uma falsa promessa», avisa a BitDefender, uma empresa responsável pela criação de uma linha de software de segurança na Internet. Na realidade, está a «doar» dinheiro a um estranho.



Este não é um método novo, mas ganha força ao aproveitar-se do momento de fragilidade que muitos indivíduos atravessam por causa da instabilidade laboral. Nos tempos que correm, em que muita gente procura um novo emprego com urgência, é fácil encontrar quem caia nesta armadilha.
Redação / IS