Vacina pode matar vício do tabaco - TVI

Vacina pode matar vício do tabaco

Cigarros

Adesivos, pastilhas, rebuçados, lasers, hipnose, inaladores, a lista de apregoados antídotos para acabar com o hábito de fumar multiplicam-se.

Relacionados
É para quem não quer ficar preso aos cigarros e para os que, sozinhos, são incapazes de vencer a força do vício, que uma equipa de cientistas norte-americanos está a desenvolver uma vacina, adianta o «Correio da Manhã» esta Quinta-feira.

Os testes em seres humanos já começaram, liderados pelos investigadores da Universidade da Califórnia. O objectivo é bloquear as sensações de prazer e satisfação provocadas pela dependência da nicotina.

Chama-se NicVax e, apesar de ter concorrência, é a vacina contra o fumo que está a liderar a corrida. Se as últimas etapas dos ensaios clínicos confirmam o que se sabe até agora, pode ganhar a corrida da comercialização e ser a primeira a entrar no mercado.

O que esta nova vacina pretende é criar proteínas capazes de se agarrarem às moléculas de nicotina, impedindo a sua progressão em direcção ao cérebro.

Actualmente, a vacina prepara-se para ser testada em 300 pessoas divididas em dois grupos, sendo que a uns será dado o medicamento e aos outros um placebo.

Até agora, sabe-se que os anticorpos produzidos pela NicVic têm a duração de um mês.
Continue a ler esta notícia

Relacionados