Transportes perdem quase dois mil trabalhadores - TVI

Transportes perdem quase dois mil trabalhadores

Dados são do ministro da Economia justificados com o programa de reestruturação das empresas públicas

O ministro da Economia e do Emprego disse esta terça-feira que os custos de financiamento das empresas públicas de transportes têm vindo a aumentar, mas sublinhou que, em 2011, houve uma redução de 1.900 trabalhadores.

«A reestruração [das empresas públicas de transportes] está a ser feita de forma consensual, em consonância com os trabalhadores, e foi por isso que, em 2011, houve uma redução de 1.900 efetivos do setor dos transportes», disse Álvaro Santos Pereira, citado pela Lusa, à margem da assinatura de aditamentos aos contratos de concessão entre o Estado e a REN.

O ministro admitiu que os custos de financiamento destas empresas públicas tem vindo a aumentar, mas destacou a redução dos custos com pessoal e dos custos operacionais.

«É verdade que os custos de financiamento destas empresas têm aumentado nos últimos tempos, no entanto houve uma redução dos custos operacionais muito significativa no ano passado».

De acordo com o ministro, as estimativas do Ministério da Economia apontam para uma redução dos custos operacionais que deverá corresponder a «cerca de 150 milhões de euros de poupanças» no ano passado, face a 2010.

Álvaro Santos Pereira disse ainda que, no mesmo período, a redução do custo com pessoal foi de 11,8 por cento e o fornecimento de serviços externos diminuiu cerca de 18 por cento, não tendo, contudo, quantificado a descida.
Continue a ler esta notícia