Jogadora do Sp. Braga denuncia insulto racista em jogo da Liga feminina - TVI

Jogadora do Sp. Braga denuncia insulto racista em jogo da Liga feminina

Sp. Braga-Sporting

Relato refere-se ao jogo com o Cadima

Shade Pratt, jogadora do Sp.Braga, recorreu às redes sociais para divulgar que terá sido alvo de um insulto racista vindo de uma adepta do Cadima, no encontro que as minhotas disputaram no domingo, para o Campeonato Nacional de Futebol Feminino.

«Como afro-americana, o racismo e as micro agressões quotidianas não me são estranhas, mas no fim de semana passado, em Portugal, experimentei isso em primeira mão enquanto praticava o desporto que amo. Um adepto da equipa adversária encarregou-se de me dirigir um insulto racista durante o jogo», escreveu a avançada americana de 26 anos.

«O racismo é um ato cobarde e sem classe. E, dessa forma, ela escolheu esconder-se na multidão, mas não se atreveria a dizer isso na minha cara. Os espectadores que ficaram do lado dela e permitiram que se escondesse nas ‘sombras’ escolheram um lado na luta permanente contra o racismo e permitiram, ou mesmo incentivaram, que repetisse este comportamento», concluiu.

Shade fala em «episódio isolado» que não muda a forma como olha para Portugal, mas olha para o caso como uma demonstração de que o racismo está «em todos os cantos do mundo».

A jogadora americana chegou esta época ao clube bracarense, tendo já disputado oito jogos, somando quatro golos na sua conta pessoal. 

Continue a ler esta notícia