Barroso: maior integração europeia é «necessidade real» - TVI

Barroso: maior integração europeia é «necessidade real»

Presidente da Comissão Europeia diz na reunião do G20 que «há hoje um apelo internacional para que a Europa seja mais unida»

O G20 quer uma maior integração europeia. O presidente da Comissão Europeia admite e faz um apelo no mesmo sentido, dizendo que uma maior integração da União Europeia e em concreto da Zona Euro é uma «necessidade real e global».

«Há hoje um apelo internacional para que a Europa seja mais unida, vá mais longe na sua integração. É extremamente interessante ouvir todas as partes do mundo, dos Estados Unidos à Ásia, a pedir à União Europeia e, nomeadamente, à zona euro, para aprofundar a sua integração, para construir uma união bancária, uma verdadeira união económica e monetária, e até mesmo fazendo apelos para uma união política», declarou Durão Barroso em Los Cabos, México, onde decorre a cimeira do G20.

O presidente do executivo comunitário falava depois de uma reunião dedicada à economia mundial e em concreto à atual crise da Zona Euro.

O encontro, sublinhou, foi feito de discussões «francas e abertas» onde se reconheceram os «esforços extremamente importantes que a Europa tem vindo a fazer para lidar com a crise financeira».

«Foi muito bom perceber todas as matérias [em cima da mesa] e trabalhar cooperativamente para a solução desta crise financeira global, incluindo a parte europeia da mesma».

Entretanto, são cada vez mais as vozes que apelam a uma austeridade moderada na Europa.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) diz que a situação atual do Velho Continente exige novas iniciativas públicas mais favoráveis ao crescimento, medidas que devem ser resultado de um «reequilíbrio orçamental subtil».

Também os 20 países mais desenvolvidos do mundo vão apelar para um alívio da austeridade orçamental na Europa, tendo em conta a degradação da conjuntura.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos