CAN 2019: Guiné-Bissau perde e diz adeus ao sonho dos «oitavos» - TVI

CAN 2019: Guiné-Bissau perde e diz adeus ao sonho dos «oitavos»

Guiné-Bissau-Gana (Reuters)

Derrota frente ao Gana marcada por algum desperdício e muita eficácia... na pontaria aos postes

Tarde inglória para a Guiné-Bissau no CAN.

Apesar da boa réplica, os djurtus perderam frente ao Gana e dizem adeus de forma precoce à maior prova de seleções do continente africano, que se realiza este ano no Egito.

Com vários «portugueses» no 11 inicial, foi Piqueti, antigo jogador de Sp. Braga, Gil Vicente, Marítimo e Académica a dar o primeiro sinal de perigo para a Guiné: remate fortíssimo fora de área, com a bola a bater na trave depois do desvio do guarda-redes Ofori.

Com maior qualidade individual, mas a apresentar dificuldades em ter bola, o Gana foi tentando «agredir» o adversário através de um jogo mais direto e esteve perto de o conseguir já perto do intervalo, através de Jordan Ayew: o avançado do Crystal Palace não quis ficar atrás de Piqueti e enviou também ele a bola ao ferro, depois de surgir isolado na cara de Jonas Mendes, guardião que representa o Ac. Viseu.

FILME E FICHA DE JOGO.

Ayew avisou na primeira parte e no início do segundo tempo balançou mesma as redes, abrindo as hostilidades em Suez, num lance em que o defesa Juary não fica bem na fotografia.

Pouco depois Joseph Mendes voltou a dar a liderança à Guiné no jogo dos ferros, ao enviar um remate fortíssimo ao poste, e ameaçou o empate para os guineenses, filme que se repetiu a meio do segundo tempo, com Candé quase a concretizar um canto olímpico.

Ora, quem não marca sofre e o ditado – além dos postes – castigou mesmo os comandados de Baciro Candé, quando Thomas Partey fez o 2-0 final a pouco menos de 20 minutos para o apito final.

Apesar da boa prestação, ainda não foi desta que a Guiné-Bissau conseguiu pela primeira vez na história apurar-se para os oitavos de final do CAN, terminando no último lugar do grupo. Já o Gana acaba esta fase de grupos em primeiro, com os Camarões – que empataram a zero frente ao Benim – em segundo.

Continue a ler esta notícia