PJ prende gang das picaretas - TVI

PJ prende gang das picaretas

  • Portugal Diário
  • 18 jun 2007, 18:00

Roubavam carros de alta cilindrada para os usarem em assaltos

O grupo de seis homens e uma mulher, alegadamente, responsáveis por mais de 10 assaltos violentos a carrinhas de valores, e que no passado dia 4 provocou o encerramento do IP4, foi detido pela Polícia Judiciária do Porto, esta quinta-feira. Cinco dos suspeitos estão em prisão preventiva. O gang roubava carros de alta cilindrada e usava-os nos assaltos.

As detenções, consumadas na madrugada de quinta-feira, decorrem de uma investigação iniciada em Dezembro, na sequência de um roubo à mão armada a uma viatura de transporte de valores junto a um hipermercado de Guimarães.

Os detidos são seis homens e uma mulher, com idades entre os 26 e os 32 anos. Cinco deles vão aguardar julgamento em prisão preventiva e os restantes foram sujeitos à medida de coacção de apresentação periódica às autoridades.

O gang que utilizava picaretas para arrombas as carrinhas de valores é também suspeito de furto, receptação e viciação de automóveis, detenção e uso de armas proibidas e de engenhos explosivos. Nas buscas realizadas, a PJ apreendeu 45 quilos de cordão detonante, sete detonadores eléctricos e quatro chassis de viaturas viciadas.

No passado dia 4 de Junho os assaltantes tentaram mais uma vez roubar uma carrinha de valores, no entanto, desta vez o assalto correu mal. A carrinha foi abordada no IP4, à saída de Amarante e envolveu três carros e quatro membros do grupo.

O grupo, que se fazia transportar em três automóveis, atravessou uma das viaturas à frente da carrinha de valores e ainda disparou um tiro contra o respectivo pára-brisas, que aguentou o impacto do projéctil. Apesar das tentativas do grupo, utilizando duas armas, para rebentar outros vidros da carrinha e aceder ao interior do veículo blindado, os assaltantes acabaram por abandonar o local sem executar o assalto.

A chegada de outros veículos ao local obrigou os assaltantes a fugir num dos três veículos utilizados (um BMW de alta cilindrada), tendo saído do IP4 pelo troço que dá para Padronelo e EN 101, que segue para o Douro.
Continue a ler esta notícia