Obama apoia plano grego para recuperar economia - TVI

Obama apoia plano grego para recuperar economia

Dia da mulher na Casa Branca

Presidente dos EUA reprovou a especulação financeira que tem colocado em cheque a Grécia e, por arrasto, toda a Europa

Relacionados
A Casa Branca também já demonstrou solidariedade para com a situação financeira da Grécia, depois de Nicolas Sarkozy ter feito o mesmo no início da semana. Após uma reunião com Barack Obama, em Washington, o primeiro-ministro grego classificou de «muito positiva» a resposta dos EUA contra a especulação financeira que têm colocado a Grécia e a Europa sob pressão durante as últimas semanas.

Georges Papandreou explicou a Obama quais as medidas e esforços de contenção que a Grécia tem na manga para reduzir o elevado défice orçamental do país, informa a agência EFE.

Depois do encontro à porta fechada, Papandreou revelou não ter solicitado nenhum plano de recuperação para a economia grega aos EUA. Obama mostrou-se, antes, solidário com as medidas já adoptadas pelo Governo grego e com o plano europeu agora em marcha para conter a especulação nos mercados. Nas últimas semanas, as praças europeias têm registado oscilações de comportamento, por causa das incertezas em relação ao pagamento da dívida grega.

A Grécia e a especulação financeira são já temas certos na próxima reunião do G20, em Junho, no Canadá. Para já, o presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel, assim como outros líderes europeus, já garantiram tudo fazer para que os especuladores não «brinquem» com o euro, que ontem desvalorizou face ao dólar.

Por isso, também o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, assegurou estar em estudo a possibilidade de proibir algumas operações de venda de acções, para atenuar os ataques especuladores contra o incumprimento financeiro dos países da união monetária, como fez questão de lembrar o primeiro-ministro grego.

«Fomos vítimas dos especuladores nos últimos meses. Obama assegurou-me que considera a iniciativa útil, importante e positiva e que os EUA contribuirão nesta direcção», declarou.

Ainda de acordo com a EFE, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, entende que a crise grega é um assunto que diz respeito à União Europeia e que o grupo dos 27 tem capacidade para resolver a situação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados