Administração Trump trata menino de cinco anos como “ameaça à segurança” - TVI

Administração Trump trata menino de cinco anos como “ameaça à segurança”

Criança detida em aeroporto dos EUA

Criança de origem iraniana esteve detida e algemada durante quatro horas num aeroporto, separado da mãe, por causa do decreto assinado por Trump que restringe entrada de imigrantes

Um menino de cinco anos esteve detido durante quatro horas e foi mesmo algemado num aeroporto de Washington, na sequência do decreto assinado por Donald Trump que restringe a entrada de imigrantes nos Estados Unidos. A Casa Branca diz que o menino, cidadão norte-americano e filho de mãe iraniana, constituiu um “risco para a segurança”.

Assumir que por causa do género ou da idade de alguém essa pessoa não constitui uma ameaça, seria imprudente e errado”, alegou o assessor de imprensa da Casa Branca Sean Spicer, aos jornalistas.

O menino foi um das mais de 100 pessoas detidas na sequência da ordem de Donald Trump que restringe a entrada no país de cidadãos de origem iraniana e de outros seis países.

A mãe do menino, iraniana, foi filmada no aeroporto enquanto aguardava a libertação do filho. Mas não quis falar aos jornalistas. A criança terá viajado para os Estados Unidos acompanhada por outra família da confiança da mãe. Mais tarde, o reencontro entre os dois foi também filmado por equipas de televisão. As imagens mostram longos abraços comovidos e muitos beijos, não só da mãe, mas de outras pessoas que parecem também ser da família. Depois dos abraços, a mulher canta os parabéns em inglês ao menino.

O senador democrata Chris Van Hollen escreveu no Twitter que o menino é cidadão norte-americano e que vivia com a mãe em Maryland. Van Hollen considerou “ultrajante” a detenção da criança.

 

 

Continue a ler esta notícia