Ephemera Diário: o mito dos "brandos costumes" na política em democracia (cartaz de ataque a Sá Carneiro) - TVI

Ephemera Diário: o mito dos "brandos costumes" na política em democracia (cartaz de ataque a Sá Carneiro)

  • 3 mai 2020, 00:00
Arquivo Ephemera: cartaz de ataque a Francisco Sá Carneiro

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Uma das campanhas políticas mais virulentas que se fizeram no Portugal democrático foi contra Francisco Sá Carneiro imediatamente antes e durante o governo da Aliança Democrática. Foi uma campanha conduzida pelo PCP, pela CGTP e pelo jornal Diário, com alguma colaboração do PS e mesmo de Mário Soares que se portou muito mal nesta matéria. Assentava em duas linhas de ataque. Uma era a dívida de Sá Carneiro ao BESCL de 33.000 contos, que aquele garantia já ter pago, outra, era a sua situação conjugal, vivendo com Snu Abecassis. A primeira linha de ataque era aberta e sem subterfúgios, a segunda era feita de inuendos e sugestões maliciosas. Sá Carneiro era representado como um “burlão” ou um vampiro, em cartazes, caricaturas, slogans. Este cartaz,  é dos mais pacíficos feitos na altura.

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia