PT vai pagar quase 300 milhões à Telefónica - TVI

PT vai pagar quase 300 milhões à Telefónica

PT

A PT conseguiu vencer a guerra contra a Sonae, graças ao apoio dos seus accionistas.

Relacionados
Agora, é a vez dos sócios receberem o que lhe foi prometido em troca desse apoio. A espanhola Telefónica é um deles e, com a sua posição de 9,96% no capital da operadora, terá direito a qualquer coisa como 300 milhões de euros em dividendos e acções.



Na última assembleia-geral da PT, a primeira depois daquela em que foi chumbada a desblindagem de estatutos chumbando a OPA da Sonae, os accionistas aprovaram a remuneração a distribuir.

Cálculos feitos pelo diário espanhol «Cinco Dias» indicam que a espanhola vai receber 53,3 milhões de euros em dinheiro, relativo a dividendos, e 44 milhões de euros em acções, na sequência da redução de capital, seguida de devolução nominal aos accionistas.

Os restantes 200 milhões serão recebidos sob a forma de acções. Uma das medidas adoptadas pela PT para se defender da OPA da Sonae passou pela recompra de acções no valor de 16,5% do seu capital, a amortizar.

Com isto, a PT reduz o número de títulos em circulação, aumentando o valor das acções. Mas, no caso da Telefónica, a operação resulta num aumento da sua posição, para mais de 10%, algo que é proibido pelos estatutos da PT.

Assim, se não se chegar a um acordo entre as duas empresas, a Telefónica terá de vender o excesso de acções a partir dos 10%.

Cálculos do «Cinco Dias» revelam que esse excesso corresponde a cerca de 18,2 milhões de acções, porque a redução prevista levaria a percentagem de participação da Telefónica na Portugal Telecom para 11,93%, quase mais dois pontos do que actualmente.

Aos preços actuais, a venda dos títulos renderia à Telefónica mais 190 milhões de euros, um valor que pode ser obtido pela espanhola sem quebrar o acordo com a PT nem colocar em risco as negociações para a compra da Vivo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados