Barómetro de notícias: Futebol primeiro - TVI

Barómetro de notícias: Futebol primeiro

  • Sandro Mendonça ISCTE Business School
  • 6 mai 2017, 16:57
Ronaldo guarda bola do «hat trick» ao Bayern (Lusa)

Futebol corta duas orelhas à audiência. Apesar de todos os problemas de credibilidade, continua implacável na sua capacidade de gerar destaques noticiosos

O futebol está no topo da noticiabilidade. Porquê?

Resposta simples: a nível internacional porque foi uma semana de competições europeias, as meias-finais da Liga dos Campeões, e um Ronaldo a triplicar. A nível nacional pois a cada semana dois clubes esticam o pescoço em direção a um final de campeonato em “photo-finish”.

Resposta complexa: O futebol continua gerar tráfego de atenção pois a máquina está montada. E a máquina não é afectado por 1) jogadores a baterem em árbitros, 2) adeptos a ameaçarem árbitros, 3) adeptos a atropelar adeptos, 4) cada vez mais provas que as claques dos grandes clubes têm evoluído para um modelo de negócio gangsterista, 5) comentadores-marionetes teleguiados por cartilhas pré-cozinhadas, 6) presidentes do Benfica e do Sporting a degladiarem-se entre si e atirando areia para os olhos de todos os outros, 7) presidente do Porto a falar para candeeiros, como outrora fazia Vasco Santana, 8) todos a denegrirem a arbitragem, inclusive a Federação, que adopta o video-árbitro com uma rapidez que demonstra que acredita que a tecnologia resolve todos os problemas acima referidos… que são afinal de falta de boa educação ou de simples sobriedade.

É uma arma de distração massiva. Mas muito cara.

O futebol é um negócio-sorvedouro. Nesse buraco negro desaparecem impostos (os estádios pagos por todos, lembram-se?), patrocínios (que encarecem os bens e serviços), créditos bancários (aqui sim, não faltam restruturações de dívidas), tempo mediático (a proliferação de programas de tv), etc., etc.

Então “Let’s make soccer great again?” Não, obrigado.

Gráfico:

 

 

 

Ficha técnica:

O Barómetro de Notícias é desenvolvido pelo Laboratório de Ciências de Comunicação do ISCTE-IUL como produto do Projeto Jornalismo e Sociedade e em associação com o Observatório Europeu de Jornalismo. É coordenado por Gustavo Cardoso, Décio Telo, Miguel Crespo e Ana Pinto Martinho. A codificação das notícias é realizada por Rute Oliveira, João Lotra e Sofia Barrocas. Apoios: IPPS-IUL, Jornalismo@ISCTE-IUL, e-TELENEWS MediaMonitor / Marktest 2015, fundações Gulbenkian, FLAD e EDP, Mestrado Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, LUSA e OberCom.

Análise de conteúdo realizada a partir de uma amostra semanal de aproximadamente 411 notícias destacadas diariamente em 17 órgãos de comunicação social generalistas. São analisadas as 4 notícias mais destacadas nas primeiras páginas da Imprensa (CM, PÚBLICO, JN e DN), as 3 primeiras notícias nos noticiários da TSF, RR e Antena 1 das 8 horas, as 4 primeiras notícias nos jornais das 20 horas nas estações de TV generalistas (RTP1, SIC, TVI e CMTV) e as 3 notícias mais destacadas nas páginas online de 6 órgãos de comunicação social generalistas selecionados com base nas audiências de Internet e diversidade editorial (amostra revista anualmente). Em 2016 fazem parte da amostra as páginas de Internet do PÚBLICO, Expresso, Observador, TVI24, SIC Notícias e JN.

 

 

 

 

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