PS confirma Manuel Pizarro à Câmara do Porto - TVI

PS confirma Manuel Pizarro à Câmara do Porto

  • AR - notícia atualizada às 12:01
  • 6 mai 2017, 11:00

Vereador vai ser adversário do autarca Rui Moreira. "Para casamentos e baptizados só vai quem é convidado", dizem os socialistas

O Partido Socialista vai avançar com um candidato próprio à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, em outubro, e esse candidato é Manuel Pizarro.

Numa declaração ao jornalistas no final de uma reunião da comissão política da concelhia socialista do Porto, o líder Tiago Barbosa Ribeiro afirmou que foi decidido "por unanimidade e aclamação propor Manuel Pizarro à presidência da Câmara do Porto".

O PS nunca fez depender nenhum tipo de acordo de nenhum tipo de lugar", afirmou, adiantando que "para casamentos e batizados só vai quem é convidado".

Tiago Barbosa Ribeiro disse que "a campanha autárquica vai começar hoje mesmo". 

Para os socialistas, esta tomada de posição é "uma questão de dignidade partidária" e surge depois do partido se ter sentido "humilhado" com as declarações de Rui Moreira, que prescindiu do apoio dos socialistas. Os socialistas começaram por manifestar a intenção de apoiar Rui Moreira, eleito como independente em 2013, mas a rutura com o atual presidente da câmara levou a uma mudança de planos. 

O PS resolve assim a questão em torno da polémica sobre as autárquicas no Porto, no dia da Convenção Nacional Autárquica, em Lisboa. Cerca de mil delegados reúnem-se este sábado na capital. Na Convenção, que contará com a presença do secretário-geral do PS, António Costa, será aprovada a carta de princípios dos autarcas socialistas.

Leia também: "É mais proveitoso" manter só amizade com Rui Moreira

A reunião dos socialistas foi agendada sexta-feira à noite depois do atual presidente de Câmara ter prescindido do apoio dos socialistas à sua recandidatura. Rui Moreira acusou o PS de ter dado a entender que havia uma coligação informal com o seu movimento independente.

A interpretação do autarca decorreu de uma entrevista da secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes.

Esta sexta-feira, em entrevista à SIC, o autarca anunciou o "divórcio" com o PS, mas admitiu que poderia integrar Manuel Pizarro na sua lista na qualidade de cidadão e não como militante socialista.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE