Cavaco quer emigrantes a participar na política - TVI

Cavaco quer emigrantes a participar na política

  • Portugal Diário
  • 9 mar 2007, 15:10

Presidente da República diz que é a melhor forma de defenderem direitos

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, defendeu esta sexta-feira que os portugueses residentes no estrangeiro devem participar na vida política dos países de acolhimento para que os seus interesses possam ser protegidos, segundo a Lusa.

«Considero muito importante que os portugueses residentes no estrangeiro consigam uma maior participação na vida política dos países de acolhimento para que possam defender melhor os seus interesses», disse Cavaco em entrevista à Rádio Latina, do Luxemburgo.

Cavaco Silva assinala sexta-feira o primeiro ano do seu mandato junto dos portugueses residentes no Luxemburgo, cumprindo a promessa eleitoral de visitar pelo menos uma comunidade portuguesa em cada ano de mandato.

Na entrevista, divulgada no site da Presidência da República, Cavaco Silva considerou que as representações diplomáticas, os consulados e as associações de portugueses devem estimular os emigrantes para essa participação. O chefe de Estado lamentou a fraca participação dos emigrantes nas eleições portuguesas.

Língua Portuguesa no ensino estrangeiro

Em relação à língua portuguesa, Cavaco Silva considera que «é o elo de ligação mais importante entre os portugueses espalhados pelo mundo», sendo, por isso, fundamental «valorizar» o português junto das segundas e terceiras gerações.

Nesse sentido, defendeu a integração do português no sistema de ensino dos países de acolhimento, como já acontece no Luxemburgo.

O chefe de Estado português sublinhou ainda que as respostas aos casos de pobreza e exclusão social nas comunidades portuguesas têm que ser dadas pelos sistemas de segurança social locais.

No entanto, realçou que o Estado português «não pode ignorar» casos reais de dificuldades.
Continue a ler esta notícia