BES cria fundo de capital de risco - TVI

BES cria fundo de capital de risco

A Espírito Santo Capital, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Espírito Santo e a Sigefi Private Equity, sociedade do Grupo Siparex, anunciam o lançamento conjunto de um fundo de private equity Franco-Ibérico, o fundo SES Iberian I, para investir em pequenas e médias empresas em Portugal, Espanha e França.

A Espírito Santo Capital e a Sigefi Private Equity pretendem levantar cerca de 50 milhões de euros junto de investidores Portugueses, Espanhóis e Franceses, assim como junto de outros investidores internacionais para investir em pequenas e médias empresas (PME).

O fundo irá investir essencialmente em PMEs espanholas (50%), portuguesas (30%), e francesas (20%) que tenham por objectivo desenvolver actividades expressivas na Península Ibérica. O fundo tomará posições minoritárias ou maioritárias em operações de buyout e de expansão.

Este não se centrará em sectores de actividade específicos, «irá investir em empresas com um volume de facturação entre de 10 milhões a 100 milhões de euros, um plano de negócios exigente, solidamente estruturado e fundamentado, uma estratégia global e ambiciosa e uma equipa de gestão experiente», referiu a instituição.

O fundo beneficiará do apoio de uma sociedade consultora em Espanha, a SES Iberia Private Equity com sede em Madrid e detida equitativamente pela Espírito Santo Capital e pela Sigefi Private Equity. Esta sociedade contará com o contributo de um Comité Industrial composto por gestores portugueses, espanhóis e franceses de experiência reconhecida e representantes de alguns dos sectores de actividade e áreas geográficas nos quais o Fundo irá investir.

O fundo é composto por dois veículos de investimento: o ¿Espírito Santo Iberia I¿ e o ¿Siparex Iberia I¿; o primeiro (um FIQ), gerido pela Espírito Santo Capital, e registado em Portugal e o outro (um FCPR), gerido pela Sigefi Private Equity, e registado em França.
Continue a ler esta notícia