Youth League: Benfica vence AEK e os «ferros» e garante play-off - TVI

Youth League: Benfica vence AEK e os «ferros» e garante play-off

Benfica na Youth League

Equipa de Renato Paiva termina fase de grupos com os mesmos pontos do que o Ajax e Bayern

Relacionados

A equipa de sub-19 do Benfica garantiu esta quarta-feira o acesso ao play-off de acesso aos oitavos de final da Youth League ao bater o AEK, no Seixal, por 3-0. Um jogo de sentido único com a equipa de Renato Paiva a impor-se facilmente com um nível muito superior aos gregos, contando ainda com três bolas nos ferros logo nos primeiros minutos. O Bayern também venceu o Ajax em Amesterdão por 2-1 e os três candidatos acabaram esta fase com os mesmos onze pontos, mas, segundo os critérios definidos, os holandeses garantem o apuramento direto graças à diferença de golos, enquanto a equipa portuguesa segue para o play-off.

Confira o FILME DO JOGO

O Benfica partia, desde logo, em vantagem sobre o Bayern, na diferença de golos, mas procurou rapidamente adiantar-se no marcador, para simplificar as contas. A equipa de Renato Paiva entrou, assim, de rompante no jogo, impondo-se facilmente, exibindo total superioridade em todos os capítulos. Com um bloco bem subido, o Benfica contou com várias oportunidades para abrir o marcador nos instantes iniciais, com destaque para dois remates de Ronaldo Camara aos ferros, um no direito, outro no esquerdo.

Cada vez que o Benfica subia, a defesa grega tremia por todos os lados, mas a bola teimava em não entrar, apesar dos esforços de Tiago Dantas, em grande nível, Ronaldo Camara, Umaro Embaló, Gonçalo Ramos e Nuno Santos. O AEK, com a pior defesa nesta fase de grupos, com 24 golos consentidos, não tinha mãos a medir, mas ainda resistiu, com muita sorte e mérito do guarda-redes Gkinis, até aos quinze minutos. Foi nesse momento que o Benfica desbloqueou o marcador, com um passe de rotura de Umaro Embaló a libertar Nuno Santos na área. O avançado libertou-se de Karavidas e atirou a contar.

Parecia que estava aberto o caminho para uma goleada até porque, logo a seguir ao golo, Gonçalo Ramos teve uma oportunidade soberana para marcar e Numo Santos também acertou no ferro. A verdade é que o Benfica acabou por levantar o pé, numa altura em que o Bayern também marcava em Amesterdão, complicando muito as contas no grupo. Nesta altura, os três candidatos somavam todos 11 pontos (5 num campeonato a três), mas com holandeses e portugueses a manterem a vantagem na diferença de golos.

Youth League: todos os apurados e o calendário até à final

Num campeonato a três, os golos do Benfica frente ao AEK não entravam nas constas, mas a equipa de Renato Paiva continuava a desperdiçar muitas oportunidades, até porque o AEK, ao minuto 32, ficou reduzido a dez por expulsão de Bousis, por falta sobre Gonçalo Ramos. O intervalo chegou mesmo com a vantagem mínima.

A equipa de portuguesa voltou a entrar forte na segunda parte, com Gkinis a confirma-se como uma das figuras deste jogo, com mais uma série de boas defesas entre os postes. Entretanto, o Bayern voltava a marcar em Amesterdão, cortando distância na luta pelos golos. Renato Paiva ainda aguardou mais uns minutos, mas depois procurou sacudir a sua equipa com duas alterações de uma assentada, chamando Tiago Gouveia e Luís Lopes ao jogo.

Apesar das muitas oportunidades, o segundo golo do Benfica só chegou a dez minutos do final, na sequência de um erro de Gkinis, como já dissemos, um dos melhores em campo. Luís Lopes abriu na esquerda onde surgiu Tomás Tavares a marcar o golo da tranquilidade. Logo a seguir o Ajax também reduziu a diferença para o Bayern (1-2), colocando um ponto final nas dúvidas que ainda podiam persistir. Já em tempo de compensação, o Benfica ainda chegou ao 3-0, numa grande penalidade convertida por TIago Dantas. 

FICHA DO JOGO

Estádio Caixa Futebol Campus, no Seixal

Árbitro: Espen Eskås (Noruega)

BENFICA: Dos Santos; João Ferreira, Gonçalo Loureiro, Pedro Álvaro e Tomás Tavares (Nuno Tavares, 84m); Ronaldo Camará, Florentino (Ricardo Matos, 84m) e Tiago Dantas; Umaro Embaló (Tiago Gouveia, 68m), Gonçalo Ramos (Luís Lopes, 68m) e Nuno Santos (Diogo Capitão, 84m).

AEK: Gkinis; Stamoulis (Arvanitis, 88m), Karavidas (Kopitsis, 88m), Tsivelekidis e Bousis; Sardelis (Pouzatzidis, 36m), Bogdani e Tampas; Christopoulos, Patrinos e Machairas (Lazaridis, 88m).

Ao intervalo: 1-0

Marcadores: Nuno Santos (15m), Tomás Tavares (80m) e Tiago Dantas (90m, gp)

Disciplina: cartão amarelo a Kopitsis (90m); cartão vermelho a Bousis (32m).

Resultado final: 3-0.

Continue a ler esta notícia

Relacionados