Gás: quando trocar a garrafa, pode receber dinheiro - TVI

Gás: quando trocar a garrafa, pode receber dinheiro

Unidade de venda passará a ser não a garrafa mas o peso. Troca poderá ser feita em qualquer comercializador, mesmo que não tenha sido comprada lá

Relacionados
Qualquer consumidor vai poder deslocar-se a qualquer comercializador para aceitar a troca da sua garrafa de gás, mesmo que ela tenha sido comprada noutro sítio. O Governo aprovou algumas medidas em Conselho de Ministros sobre o GPL incluindo, também, que a unidade de venda passe a ser não a garrafa em si, mas o seu peso.

"Está definida a possibilidade, que agora terá de ser regulamentada, que a unidade de venda possa ser não a garrafa mas o peso. No final da utilização da garrafa deve haver a pesagem da garrafa de forma a valorizar o gás remanescente que ficou nessa garrafa e que pode ser de 1, 2 ou três euros. Estamos a criar benefício para os consumidores"

A explicação foi dada na conferência que se seguiu ao Conselho de Ministros pelo ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva.

O comunicado do Conselho de Ministro refere que "no que respeita ao GPL, em particular na sua comercialização em garrafa, são introduzidas medidas que facilitem a troca de fornecedor sem custos adicionais para os consumidores".

Para além disso, disse o ministro, "qualquer cidadão pode deslocar-se a qualquer comercializador e esse comercializador é obrigado a aceitar a troca da garrafa, mesmo que seja originária de um outro comercializador".

Isto sem, frisou, "qualquer encargo para os consumidores". "Trata-se, portanto, de uma grande alteração que julgo que vai criar benefícios para organização do mercado e para os consumidores".
 
Continue a ler esta notícia

Relacionados