Cavaco presente na cerimónia de regresso de militares Bósnia - TVI

Cavaco presente na cerimónia de regresso de militares Bósnia

Cavaco apoia reformismo de Sócrates

O Presidente da República, Cavaco Silva, vai estar na próxima terça-feira na cerimónia para assinalar o regresso dos militares portugueses destacados na Bósnia, na Base de Santa Margarida (Abrantes), disseram à Lusa fontes da Presidência.

Relacionados
Desde 1996, ano em que partiu o primeiro contingente português para os Balcãs, passaram pelo teatro de operações da Bósnia-Herzegovina mais de 8.500 soldados portugueses, cita a agência «Lusa».

O último contingente era de 172 militares, que terminou a missão a 28 de Fevereiro.

Um grupo de 48 militares tem regresso marcado para dois dias antes da cerimónia, a 18 de Março.

O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, e o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), general Valença Pinto, estarão também na cerimónia na Base de Santa Margarida.

Na Bósnia-Herzegovina vão continuar, ao serviço da EUFOR, a Força da União Europeia (UE), 12 militares portugueses - duas equipas de observação e ligação, constituídas por seis efectivos cada.

A União vai reduzir até Junho em mais de metade a sua presença internacional na Bósnia, de 6.500 para 2.500 soldados.

Na fase final da missão, os soldados portugueses estavam estacionados no aquartelamento Camp Doboj, Norte da Bósnia, onde asseguravam o patrulhamento da região, em articulação com a polícia local.

O Presidente que, por inerência, é Comandante Supremo das Forças Armadas, considera a participação de militares portugueses em missões de paz internacionais uma «componente externa da política de Defesa» que ajuda a «prestigiar o nome de Portugal».

Portugal tem actualmente militares envolvidos em várias missões internacionais, nomeadamente no Kosovo, Afeganistão, Congo, Iraque, Bósnia, Timor-Leste e Sudão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE