Cavalos mortos em exploração onde foram encontrados depois de denúncia - TVI

Cavalos mortos em exploração onde foram encontrados depois de denúncia

  • HMC
  • 15 nov 2019, 22:35

Mais de 100 cavalos foram apreendidos pela GNR no inicio de novembro, mas quase dez dias depois da fiscalização os animais continuam no mesmo local.

Nove dias depois de a GNR ter apreendido 104 cavalos nos concelhos de Aljustrel e de Ferreira do Alentejo, os animais continuam na mesma exploração e muitos já morreram.

Os animais encontravam-se subnutridos e em condições que não eram as melhores para o seu bem-estar", disse o Capitão da GNR, João Gaspar, afirmando que os animais ainda não foram retirados do local por a GNR estar a "apurar e a fazer as diligências com a maior celeridade possível". A GNR garantiu também que os operacionais estão a fazer os possíveis para proporcionar o bem-estar aos animais que sobrevivem.

O detentor dos animais foi nomeado fiel depositário e os cavalos, que estão subnutridos e sem qualquer tipo de identificação, continuam à sua disposição 

O capitão João Gaspar escalarece ainda que a GNR não pode retirar os cavalos da propriedade antes de ser tomada uma decisão por parte da DGAV do Alentejo. 

A fiscalização da GNR foi efetuada na sequência de uma denúncia para a linha SOS Ambiente e Território.

A ação de fiscalização foi realizada em conjunto com elementos da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária do Alentejo, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo e dos Médicos Veterinários Municipais de Aljustrel e Ferreira do Alentejo.

Continue a ler esta notícia