Portugália vai seguir TAP no aumento de tarifas - TVI

Portugália vai seguir TAP no aumento de tarifas

Avião 130x70

A Portugália, companhia aérea portuguesa, pretende seguir a transportadora pública nacional TAP no aumento de tarifas, anunciou a empresa.

A TAP anunciou que vai elevar as suas tarifas ainda esta semana para reflectir o aumento dos preços dos combustíveis, decorrentes da subida do petróleo nos mercados internacionais, onde tem vindo a bater sucessivos máximos históricos.

O presidente da Portugália, João Ribeiro da Fonseca, disse que a empresa já teria elevado as suas tarifas se fosse líder no mercado nacional, mas não sendo, preferiu esperar pela decisão da TAP.

Mais do que isso, o responsável considera que um aumento moderado, como o que foi avançado pela TAP, não deverá ser suficiente para compensar a queda de até 6% registada pelas tarifas médias neste ano. «As tarifas devem aumentar, mas devem fazê-lo a sério, porque este não pode ser um negócio em que só os custos crescem», afirmou.

De acordo com o presidente da Portugália, as receitas do negócio de aviação caíram 5% nos últimos cinco anos, enquanto que os custos cresceram a um ritmo bem maior. Com a subida do crude, o peso dos custos com combustíveis nos custos totais, que era de 12%, passou para 16%.

A TAP afirmou esta semana que o aumento das tarifas é «praticamente inevitável» e deverá ser «decidido esta semana», já que a subida dos combustíveis lhe custou mais 20 milhões de euros no primeiro semestre deste ano.



O mês de Junho foi o pior, com o desvio face ao orçamento a atingir os seis milhões de euros, acrescentou fonte da empresa à Lusa.

Recorde-se que o peso dos combustíveis nos custos da companhia aumentou 36% nos primeiros seis meses deste ano, face ao mesmo período de 2003, adiantou ainda. Em 2003, o peso dos combustíveis já havia subido 21% face ao ano anterior.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE