Destaque máximo vai para 2 temas, tão distintos e ao mesmo tempo tão iguais – porque em qualquer deles falamos de paixões, de vida, de luta constante, de acreditar, de resistência. 

Por um lado, e em vésperas de Natal, o futebol continua a ser Rei, mais que qualquer bolo. Com o derby do passado domingo, no qual o Benfica ganhou ao Sporting por 2-1, as notícias reforçam o que sempre se ouve e lê sobre jogos do género: “quem não marca não pode ganhar”, em contraponto com “não se pode ganhar quando se joga contra 2 equipas”. Em resumo, são as paixões ao rubro. 

Por outro lado, o assunto anterior, apesar de merecer mais de 15% das notícias da semana, é um verdadeiro fait divers quando comparado com o súbito – ou talvez não – internamento de Mário Soares. Os 41 destaques noticiosos sobre o assunto permitem concluir facilmente que as grandes figuras da História nunca são indiferentes, nem consensuais. 

Há quem, ainda hoje, não perdoe a Soares a sua viagem de regresso a casa, vindo diretamente do exílio de Paris, que o lançou para a ribalta do palco político nacional até hoje, ainda que numa cama de hospital, onde continua a lutar pela vida.

No entanto, esse regresso permitiu ter um papel central na consolidação da democracia - foi primeiro-ministro três vezes, Presidente da República por duas, e inúmeras foram as lutas nas quais deu sempre o corpo às balas. Como continua hoje a fazer, não desistindo nunca. Resistência na vida e pela vida poderia ser o seu slogan.

 

Ficha técnica:

O Barómetro de Notícias é desenvolvido pelo Laboratório de Ciências de Comunicação do ISCTE-IUL como produto do Projeto Jornalismo e Sociedade e em associação com o Observatório Europeu de Jornalismo. É coordenado por Gustavo Cardoso, Décio Telo, Miguel Crespo e Ana Pinto Martinho. A codificação das notícias é realizada por Rute Oliveira, João Lotra e Sofia Barrocas. Apoios: IPPS-IUL, Jornalismo@ISCTE-IUL, e-TELENEWS MediaMonitor / Marktest 2015, fundações Gulbenkian, FLAD e EDP, Mestrado Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, LUSA e OberCom.

Análise de conteúdo realizada a partir de uma amostra semanal de aproximadamente 411 notícias destacadas diariamente em 17 órgãos de comunicação social generalistas. São analisadas as 4 notícias mais destacadas nas primeiras páginas da Imprensa (CM, PÚBLICO, JN e DN), as 3 primeiras notícias nos noticiários da TSF, RR e Antena 1 das 8 horas, as 4 primeiras notícias nos jornais das 20 horas nas estações de TV generalistas (RTP1, SIC, TVI e CMTV) e as 3 notícias mais destacadas nas páginas online de 6 órgãos de comunicação social generalistas selecionados com base nas audiências de Internet e diversidade editorial (amostra revista anualmente). Em 2016 fazem parte da amostra as páginas de Internet do PÚBLICO, Expresso, Observador, TVI24, SIC Notícias e JN.