«Caso» João Pinto: decisão provável depois do Mundial - TVI

«Caso» João Pinto: decisão provável depois do Mundial

Árbitro foi ouvido pelo presidente da Comissão Disciplinar da FIFA

O árbitro do Portugal-Coreia, o argentino Angel Sanchez, foi ouvido pelo presidente da Comissão Disciplinar da FIFA, e secretário geral do mesmo órgão, a partir das 15 horas no Japão, 7 da manhã em Portugal. Só depois saiu a indicação da suspensão preventiva para João Pinto.

Marcel Mathier, o presidente da Comissão Disciplinar, decidiu sozinho a suspensão preventiva, poder que lhe é conferido pelos regulamentos da FIFA. Conversou com o árbitro, analisou os relatórios e decidiu.

A suspensão preventiva é sinal preocupante, até por o comunicado da FIFA anunciar como muito forte a possibilidade de a agressão de João Pinto a Angel Sanchez ter mesmo acontecido. Mas tem uma vantagem: o prazo começou a contar e em caso de eventual castigo este tempo já será contabilizado.

A grande questão, agora, é saber quando tomará a FIFA a decisão definitiva. De acordo com o que Maisfutebol apurou, a Federação Portuguesa de Futebol dispõe de dez dias para elaborar a defesa de João Pinto.

Os responsáveis portugueses gostariam que o assunto fosse resolvido só depois do final do Mundial 2002 e a FIFA não parece insensível a esse cenário. O tema tem sido muito comentado no Japão e Coreia, pelo que não existe nenhuma vantagem para João Pinto em julgar o assunto no Oriente.

Continue a ler esta notícia