Europeu sub-19: Portugal-Arménia, 4-0 (crónica) - TVI

Europeu sub-19: Portugal-Arménia, 4-0 (crónica)

Portugal sub-19

Liderança com certeza e requinte de Gouveia

Relacionados

Missão cumprida com certificado de superioridade, qualidade e liderança. O campeão europeu passou da teoria à prática, goleou a anfitriã Arménia por 4-0 e fechou o grupo A do Europeu sub-19 no primeiro lugar, conseguido em sintonia com o saldo de golos, face à magra vitória de Espanha ante a Itália (2-1).

A equipa treinada por Filipe Ramos cedo evidenciou natural supremacia sobre a formação arménia, inicialmente solidária à defesa, mas débil na saída para o ataque e, mais tarde, já em desvantagem, na construção de jogo, parca quando exercida a pressão ofensiva portuguesa.

Com mobilidade e criatividade do meio campo para a frente, Portugal foi criando ocasiões. O golo, a certo momento, parecia uma questão de tempo, tal como seria confirmado aos 34 minutos, numa grande penalidade apontada por Vítor Ferreira. Calma, classe e vantagem lusa, que não mais fugiria. Tal como o apuramento, para o qual um empate bastava.

Antes, Portugal apostou várias vezes em cruzamentos para a área, com vários rasgos interessantes de Costinha pela direita. Tiago Rodrigues, Vítor Ferreira e Fábio Vieira avisaram e a resistência local só foi tramada pela falta de Alaverdyan em zona proibida, sobre Fábio Vieira.

Com Kurbachyan só na frente, os anfitriões só se soltaram mais após a desvantagem, mas pouco mais fizeram do que obrigar Celton Biai a uma defesa difícil, num remate de Misakyan. Tanta e tão acentuada presença lusa no meio campo ofensivo pecava pela tangente no resultado ao intervalo.

Portugal-Arménia: o filme do jogo que garantiu as «meias»

A eficácia que ficou escondida no primeiro período sobressaiu na etapa complementar e a equipa de Filipe Ramos praticamente colocou as meias-finais na gaveta com um golaço de João Mário: remate colocadíssimo na área, a deixar o guardião Melkonyan pregado ao relvado (50m).

Depois, acentuou-se a gestão, enquanto o desperdício se confundiu com o aumento das contas e um brilharete do recém entrado Tiago Gouveia. Após uma perdida de Tiago Rodrigues na cara do golo – permitida por uma má saída da Arménia – o jogador do Benfica teve cabeça para o cruzamento de João Mário e fez o 3-0 aos 67 minutos.

Enquanto a Espanha dava a volta à Itália para segurar a qualificação, Portugal, certamente conhecedor das contas no outro jogo - e da vantagem que tinha na diferença de golos - sossegou na retaguarda e geriu esforços, num resultado que foi selado com a mestria de Gouveia: bis e 4-0 final, num remate soberbo de fora da área.

Depois do passaporte para as «meias», Portugal fica à espera do desfecho do grupo B. Certo é que evita a França, que já garantiu a vitória nesse grupo. Noruega, Irlanda ou República Checa, uma delas estará no caminho até à final.

O jogo permitiu estender a utilização a todos os jogadores neste Europeu e a estreia nos sub-19 a Levi Faustino, jogador de 17 anos do FC Porto.

_

Jogo realizado no Estádio Republicano, Jerevan, Arménia.

PORTUGAL: Celton Biai (Francisco Meixedo, 84’) Tomás Tavares (Tiago Lopes, 69’), Gonçalo Cardoso, Loureiro (Levi Faustino, 84’), Costinha; Fábio Vieira (Rodrigo Fernandes, 63’), Diogo Capitão, Vítor Ferreira (cap.); João Mário, Félix Correia (Tiago Gouveia, 63’), Tiago Rodrigues.

ARMÉNIA: Melkonyan; Oganessian (Samsonyan, 62’), Ghubasaryan, Yeghiazaryan, Khachatryan; Alaverdyan (Grigoryan, 62’), Khamoyan, Mkrtchyan, Petrsoyan (Dermedjan, 71’); Misakyan (Azizyan, 58’); Kurbashyan (Kolozyan, 62’).

Disciplina – cartões amarelos: Alaverdyan, 33’.

Golos: Vítor Ferreira (gp), 34’, João Mário, 50’, Tiago Gouveia, 67’ e 88’

_

CLASSIFICAÇÃO FINAL – GRUPO A:
1.º: Portugal, 7 pontos (8-1)
2.º: Espanha, 7 (7-3)
3.º: Itália, 3 (5-5)
4.º: Arménia, 0 (1-12)

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE