Vodafone avança sozinha para a rede fixa - TVI

Vodafone avança sozinha para a rede fixa

Vodafone

Crescer por via orgânica no segmento fixo foi a opção imediata da Vodafone para o mercado português.

Relacionados
Depois de estudadas várias hipóteses de parcerias e aquisições, o maior grupo de telecomunicações móveis mundial optou por testar em Portugal o crescimento através do acesso directo à rede da Portugal Telecom (PT).

Fonte oficial da operadora disse ao «Diário Económico» que a Vodafone Portugal «será a primeira empresa do grupo a lançar uma solução para a área fixa através do acesso directo, sem recorrer a parcerias ou aquisições».

Esta não é a primeira vez que a gigante mundial escolhe a operação portuguesa para avaliar o impacto de uma nova aposta de crescimento ou um novo serviço.

Entre as razões da escolha está o facto da Vodafone Portugal ser uma operação madura, num mercado maduro e com uma escala relativamente pequena, que permite com menor investimento uma avaliação mais rápida do retorno.

Tal como divulgado pelo «Diário de Notícias», em Março deste ano, a Vodafone tem feito testes comerciais sobre os serviços de ADSL (tecnologia que permite o acesso à internet de banda larga através da rede fixa).

Actualmente, a operadora já está presente em cerca de uma dezena de centrais da PT na zona da grande Lisboa e tem um plano de investimento bem definido que lhe permitirá atingir largas centenas de centrais nos próximos dois anos, do total de 1.853 centrais existentes em todo o país.

Se os objectivos forem cumpridos, uma vez que o acesso às centrais depende sempre da autorização da PT, Lisboa será a primeira zona a ficar totalmente coberta e a oferta poderá arrancar já no próximo mês de Junho.

A fonte oficial da Vodafone escusou avançar detalhes do plano de expansão da operadora lembrando apenas que a empresa tem o objectivo de conquistar 25% do mercado total de telecomunicações português no prazo de cinco anos e que anunciou o lançamento de uma oferta de internet de banda larga, via ADSL até final de 2007.

Embora o crescimento orgânico, nesta fase, seja privilegiado, a fonte oficial da empresa reafirmou que não excluem a possibilidade de futuras aquisições.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE